
Com o objetivo de fortalecer as associações e cooperativas do estado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), por meio do Programa REM Acre Fase 2 e do Departamento de Gestão de Convênios e Parcerias Estaduais (Decope), realizou nesta terça-feira, 2, o início do curso “Capacitação para fortalecimento de Associações e Cooperativas Rurais”.
O evento, realizado no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), abordou temas como a autogestão, a transparência e a captação de recursos por meio de editais públicos, privados e emendas parlamentares.

Voltada a técnicos extensionistas da instituição, que atuam diretamente com comunidades rurais, a formação destacou o papel estratégico das organizações sociais no desenvolvimento local e o apoio técnico na elaboração e execução de projetos que sigam as diretrizes legais conforme definido pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MIROSC).
A técnica especialista em extensão rural da Emater, Socorro Ribeiro, participou da capacitação e destacou a relevância da formação para o trabalho em campo.
“O curso para nós, técnicos, é muito importante, porque é uma junção de conhecimentos, nós temos o conhecimento da realidade rural, dos problemas enfrentados pelos produtores e dos trabalhadores e trabalhadoras rurais com que nós trabalhamos e aqui a gente vem fazer uma troca de experiência com os técnicos. Para que a gente consiga fazer a execução de algumas atividades de editais, para melhorar a atividade produtiva que nós desenvolvemos nas comunidades rurais”, afirmou.
Segundo o diretor-presidente da Emater, Rynaldo Lucio dos Santos, a proposta da capacitação foi oferecer ferramentas práticas e conhecimento técnico para ampliar a segurança na gestão, fortalecendo as parcerias e transformando iniciativas comunitárias em projetos consistentes.
“Estamos proporcionando esse curso aos nossos servidores para que eles possam se aperfeiçoar no preparo e no auxílio às associações e cooperativas no estado. Para que elas possam prosseguir em busca de convênios, em busca de emendas parlamentares, em busca de projetos para que possam se estruturar e fortalecer cada vez mais profissionalmente”, pontuou.
A capacitação contou com a parceria da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da equipe técnica do Programa REM, que contribuíram para tornar o conteúdo mais alinhado às necessidades da gestão pública.

A coordenadora-geral do Programa REM Acre, Marta Azevedo, reforçou a importância da parceria com a Emater para o fortalecimento das ações socioprodutivas no estado.
“A proposta de parceria do Programa REM com a Emater dá um fortalecimento na implementação das atividades socioprodutivas nas comunidades beneficiárias do programa. Ele tem o compromisso de chegar no produtor rural, de levar a melhoria da qualidade de vida e geração de renda para os produtores. E ninguém tem mais com experiência do que a Emater para nos apoiar nessa missão”, ressaltou.
The post Governo promove capacitação para fortalecer associações e cooperativas em gestão e captação de recursos appeared first on Noticias do Acre .