
No dia 9 de dezembro, Lucas do Rio Verde sediará o Ciclo Verde, evento dedicado à gestão de resíduos, economia e bem-estar, com foco em demonstrar que o lixo custa caro, tanto para as empresas quanto para o meio ambiente. A iniciativa, que ocorrerá no Green Future Hub, das 8h às 11h, é uma realização do Green Future Hub, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Sicredi, SAAE, Inpacto Lucas e parceiros institucionais Agrihub, LIDE, SENAI, Fundação Rio Verde, Show Safra Mato Grosso e Sebrae.
Voltado para gestores, empresários e profissionais da área ambiental, o evento tem como objetivo conscientizar sobre a importância do gerenciamento adequado de resíduos, reforçar o uso correto da coleta seletiva e, principalmente, conectar os participantes a soluções e cases reais de empresas e instituições que já desenvolvem projetos inovadores na área. A proposta é inspirar os empresários a implementarem uma gestão de resíduos eficiente dentro de seus negócios, transformando um custo em oportunidade.
A Prefeitura terá participação no evento, com a presença do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, que integrará o corpo de painelistas, ao lado de especialistas, profissionais e empresas que trarão cases de sucesso na área de gestão de resíduos.
“Serão abordados alguns desafios, o que nós já temos feito enquanto Município e, enquanto autarquia, o SAAE também vai participar, para que a gente possa avançar nesse novo modelo de gestão. Então, nós estamos convidando toda a população para participar desse importante momento e nos ajudar a construir cada vez mais um futuro sustentável e um presente mais equilibrado", enfatizou o secretário.
A programação inclui painéis com especialistas, cases de boas práticas e o lançamento do Book Sicredi de Gestão de Resíduos. Destaque também para o anúncio oficial da Vertical de Negócio em Gestão de Resíduos do Green Future Hub, que a partir deste evento posiciona a temática como central em sua atuação. Entre os temas das palestras estão:
• "Cuidando do que é de todos: responsabilidade compartilhada e a gestão da sustentabilidade no município"
• "De onde vem e pra onde vai: os bastidores do lixo urbano"
• "Novos caminhos: como empresas estão reinventando a gestão de resíduos e resolvendo o problema"
Segundo Cleber Nunes, diretor do Green Future Hub, o evento e o lançamento da nova vertical refletem um compromisso estratégico. “Queremos mostrar que a gestão de resíduos não é um custo, mas um investimento que gera eficiência, economia e bem-estar. Com a nova vertical, vamos atuar diretamente para conectar soluções e inspirar uma mudança de mentalidade no setor empresarial”, destacou.
O Ciclo Verde busca ainda estimular parcerias entre setor público, privado e sociedade civil em prol da meta Lixo Zero, alinhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com ações práticas de impacto local. A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/ciclo-verde-green-future-hub/3232679?referrer=lnkd.in&referrer=lnkd.in