
O Projeto “Reabilitar” da Prefeitura de Parintins vem transformando a vida de mais de 20 alunos com saúde, inclusão social, aumento da autoestima e redução do isolamento, por meio da prática de atividade física, orientada pelos pelos professores Delvano Santiago e Daniele Prestes, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer – Semjel.
A iniciativa está fazendo a diferença na vida das pessoas atendidas para a melhora da saúde e a gerenciar doenças crônicas. É o caso de Wilker Barroso, 28 anos, um dos beneficiários do projeto, que perdeu os movimentos do corpo, após uma castanheira cair em sua residência, em janeiro do ano passado, afetando sua coluna cervical, a quebra de três costelas que perfurou o pulmão. O acidente o deixou cadeirante.
Histórias de Superação
A aula desta quarta-feira, 3, foi realizada em frente à residência de Wilker Barroso, com a presença dos demais alunos do projeto, com o objetivo de reduzir o isolamento social, permitindo que Wilker se conecte com outras pessoas, melhore cada vez mais a sua autoestima e confiança na recuperação da sua mobilidade.
“Um médico em Manaus me enganou dizendo que eu ia ficar vegetando e que eu ia precisar fazer uma miniUTI em casa, eu estava perdendo de vez os movimentos. Depois que esse projeto chegou em casa me motivou muito e eu precisava desse incentivo, retomando movimentos, principalmente das mãos e recuperei a minha autoestima, voltei a respirar. Antes do projeto, eu estava rígido, mas já comecei a sentir um pouco as pernas e tenho a fé que até fevereiro, eu possa voltar a andar. Hoje, estou muito feliz pela melhora na saúde, torço para que esse projeto continue incentivando outras pessoas que precisam de ajuda”, manifesta Wilker Barroso.
A mãe de Wilker, Ana Lúcia Barroso, destacou a importância da presença do projeto na sua família. “É muito importante o projeto, depois que ele iniciou as atividades, nos mostrou que ele era capaz de retomar os movimentos. Hoje, ele já segura o pão, pega no copo pra tomar água, consegue se alimentar com a colher. Esse projeto trouxe melhoria para o meu filho e para a nossa família que cuida dele, que acompanhou o sofrimento dele, estava muito entristecido, deprimido. Pra mim como mãe, me fortaleceu, me mostrou que eu não estou sozinha nessa luta, graças a Deus, meu filho já está com uma nova vida”, enfatizou.
Além do projeto, o jovem Wilker recebeu apoio da Secretaria de Saúde – Semsa, recebendo uma cadeira de rodas para ajudar na locomoção e acelerar a retomada dos movimentos com às sessões de fisioterapias, que estão sendo realizadas por Wilker, na Unidade Básica de Saúde – UBS Francisco Galianni, localizado no bairro Itaúna II.
Outro exemplo de superação, é a jovem Viviane Santos, 39 anos, vítima de AVC há quatro anos. “Foi uma luta muito grande pra mim, passei momentos difíceis com depressão, ansiedade, minha vida era só chorar. Quando soube do projeto, fui conhecer, fiz as primeiras atividades, agradeço a Prefeitura de Parintins, aos professores do projeto que me auxiliam até hoje. Eu tive pessoas que me abandonaram, hoje me sinto acolhida, muito grata pelo projeto que me ajudou a retomar a minha vida”.
Projeto “Reabilitar”
O Projeto “Reabilitar” é uma iniciativa do primeiro ano de gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice Vanessa Gonçalves, com o objetivo de promover a reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiências ou em situação de vulnerabilidade, com foco na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida em diversas comorbidades por meio da atividade física.
As atividades oferecidas de forma gratuita à população, acontecem na área externa da Arena Olímpica Rubem dos Santos, todas às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h, além de atendimentos especializados em residência, em hora agendada.
Texto e fotos: Kedson Silva - SEMJEL/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins