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Terceira melhor escola de Cuiabá é marcada pelo empenho dos professores

Avaliada como a terceira melhor escola de Cuiabá na última avaliação do IDEB (Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2023, com nota 6...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
04/12/2025 às 15h20
Terceira melhor escola de Cuiabá é marcada pelo empenho dos professores
Crédito: Erlan Aquino

Avaliada como a terceira melhor escola de Cuiabá na última avaliação do IDEB (Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2023, com nota 6,7, a EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professor Onofre de Oliveira, localizada no bairro Pascoal Ramos, se destaca pelo empenho e compromisso diário dos professores para manter a qualidade do ensino.

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“Nós trabalhamos muito para melhorar o índice de qualidade. A dedicação e o foco dos técnicos e professores foi essencial. Há uma disposição de contribuir com a educação e a formação de qualidade das crianças”, explica a diretora Izis Saraiva.

A professora e coordenadora, Sabrine Aparecida Guassu, reforça o empenho dos professores nas atividades executadas ao longo do ano como essenciais para o retorno da aprendizagem.

"A dedicação e o compromisso diário dos professores em transmitir conhecimento, participar das formações continuadas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, organizar uma rotina de aulas eficiente, se reverte em boa aprendizagem e qualidade de ensino aos estudantes”, afirma.

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A professora do 5º ano, Crislaine Barbosa de Miranda, avalia que o bom desempenho da escola no Ideb é reflexo da boa aprendizagem em sala, construída a partir de organização, planejamento e compromisso dos professores com as políticas pedagógicas elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação. 

"Trabalhamos com metas e acompanhamento nas ações desenvolvidas em salas de aula. Com avaliações constantes, levamos conteúdo para cada aluno ter domínio em Língua Portuguesa e Matemática, que são disciplinas bases para outras áreas do conhecimento", destaca.

Estrutura

A escola conta com salas de recomposição da aprendizagem, destinada a fortalecer o ensino de alunos que eventualmente tenham dificuldades em algumas disciplinas, biblioteca com livros de literatura infanto juvenil, romance, poesia, ficção, teatro e história em quadrinhos.

São 418 alunos divididos em dois turnos (matutino e vespertino). Deste total, 28 alunos são PCDs (Pessoas com Deficiência), o que inclui crianças diagnosticadas com autismo, Síndrome de Down, paralisia cerebral e outras neuro-divergências.

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