
Na Escola Municipal Cecília Meireles, de Lucas do Rio Verde, aprender inglês tem deixado de ser apenas uma disciplina para se tornar uma experiência de descoberta. Com o apoio da Secretaria de Educação, o projeto “Everyday English Course” oportuniza que os alunos aprendam o idioma de uma maneira diferente — lúdica, mais próxima do cotidiano e que amplia o conhecimento sobre a cultura e os costumes dos países de língua inglesa.
A proposta pedagógica surgiu do sonho da professora Jane Ravagnani de dar aos estudantes da escola municipal aquilo que ela mesma não teve na infância: a chance de aprender uma nova língua e ampliar seus horizontes.
“É um projeto muito importante, sobretudo porque permite que essas crianças tenham acesso ao universo da língua inglesa, algo que, muitas vezes, é restrito a famílias com maior poder aquisitivo. Hoje, sabemos que o inglês abre portas para o futuro delas. Quando surgiu a oportunidade de dar aulas em Lucas do Rio Verde, senti um apoio diferenciado do prefeito, da secretária de Educação e do gestor da escola, que viabilizaram a carga horária e os recursos necessários para que o projeto se tornasse realidade”, destacou a professora responsável pelo projeto, Jane Ravagnani.
Diferentemente das aulas regulares, voltadas principalmente para a gramática, as atividades do projeto buscam despertar o interesse genuíno pelo idioma e preparar os alunos para usá-lo em situações reais do dia a dia. Para isso, os estudantes participam de simulações de cenários que exploram como fazer um pedido em uma sorveteria, em um restaurante ou realizar compras no mercado, entre outras habilidades.
