
A Vigilância Sanitária de Parintins intensifica desde 15 de novembro a Operação Papai Noel, ação anual que segue até 20 de janeiro com o objetivo de reforçar a segurança alimentar no período de maior movimento do comércio. Mais de 600 quilos de produtos impróprios para consumo já foram apreendidos durante as inspeções.
As equipes vêm atuando em pequenos, médios e grandes estabelecimentos, realizando orientações e verificando prazos de validade, condições de armazenamento e integridade das mercadorias. Quando são encontradas irregularidades, os itens são imediatamente retirados de circulação. Entre os produtos recolhidos estão alimentos perecíveis, itens de higiene e refrigerantes.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, o trabalho começa com ações educativas, para que os proprietários revisem seus estoques e ajustem o acondicionamento dos produtos. Ela explica que, nesta época do ano, o risco aumenta devido ao crescimento das vendas para as ceias e comemorações. “O objetivo é garantir que a população não consuma produtos inadequados, e por isso intensificamos as fiscalizações”, afirmou.
A coordenadora também reforçou a responsabilidade dos comerciantes em monitorar seus estoques e recomenda que itens próximos ao vencimento sejam colocados em promoção para evitar desperdícios e reduzir riscos ao consumidor.
A população pode colaborar com as fiscalizações denunciando irregularidades pelos números (92) 99249-6022 e (92) 99206-7382.
Texto Márcio Costa - SEMSA/SECOM
Fofos: Júnior Ferreira - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)