
Tramitou na 42ª sessão ordinária a Indicação 1215/25 que sugere ao Poder Executivo a implementação de um programa de apoio ao comércio local.
De autoria dos vereadores Prof.ª Silvana (MDB), Adir Cunico (NOVO) e Gringo do Barreiro (PL), a propositura defende que políticas públicas voltadas ao incentivo do comércio local contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico sustentável, ampliando oportunidades e garantindo maior estabilidade em períodos de crise. “Como o comércio local é um dos principais pilares da economia de Sorriso, acreditamos que a criação de um programa municipal pode integrar ações estratégicas de valorização, apoio técnico, econômico e institucional aos comerciantes locais”, frisam os vereadores.
Conforme a propositura, “o programa poderia contar com campanhas educativas e promocionais para estimular o consumo no comércio do município, incentivos fiscais e linhas de crédito voltadas ao pequeno empreendedor, capacitações técnicas em parceria com entidades como Sebrae, Senac, universidades e cooperativas”.
Na indicação, os vereadores consideram que a articulação do município com programas estaduais e federais de incentivo ao empreendedorismo, inovação e microcrédito orientado pode ampliar o acesso a recursos, plataformas digitais e capacitações, fortalecendo ainda mais o comércio local.
A propositura será encaminhada às secretarias municipais de Administração e Desenvolvimento Econômico e Turismo.