
O governo do Estado, por meio da Vice-Governadoria e da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), alinhou nesta quarta-feira, 3, a mobilização dos bairros de Rio Branco para o Feirão do Emprego e da Empregabilidade , que ofertará mais de mil vagas nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6, no Museu dos Povos Acreanos. O objetivo da parceria é fazer com que os lideres comunitários de todas as regionais convoquem a população em busca de trabalho para a atividade.
O presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umamrb), Jorge Wenderson, e outros dez líderes de bairros das diversas regionais da capital acreana participaram de uma visita técnica ao local do evento ao lado de diversos gestores do Estado para acompanhar a organização da estrutura e se inteirar sobre a dinâmica da ação. Em seguida, eles reuniram-se com a vice-governadora Mailza Assis para alinhar a estratégia de convocação das comunidades .
As lideranças de regionais como Bosque, Vitória, Aviário, Placas, Cidade Nova, Tucumã, Vila da Amizade e Triângulo Velho receberam explicações completas sobre como será o funcionamento do local nos dois dias. A partir disso, cada representante articulará a divulgação do evento convocando os moradores das comunidades para ter acesso às vagas e serviços oferecidos. A participação ativa dos bairros consolida o formato de ação integrada entre governo e sociedade.

Mailza destacou o papel decisivo das lideranças dos bairros para se tenha o maior número possível de trabalhadores juntos aos empregadores. “Eles estão na base, em contato diário com quem mais precisa. Essa mobilização vai facilitar muito o acesso dos trabalhadores às mil vagas disponíveis , orientações e atendimentos. Estamos estudando, inclusive, inserir o teste vocacional para ajudar cada pessoa a identificar sua vocação e se manter no emprego com mais satisfação”, afirmou.
A ação integra diversos órgãos públicos do Estado e Município, empresas contratantes e serviços essenciais em um único mutirão. Ao lado das intermediações de emprego, o Feirão vai oferecer emissão de Carteira de Trabalho, Seguro-Desemprego, orientações para entrevistas, elaboração de currículos, encaminhamentos no Sine, serviços da OCA Móvel, Ônibus Lilás, atendimento em saúde, formalização de MEIs, além de vagas para cursos do Senai, Senac, Ieptec e Polo Digital.
Segundo o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, a união institucional das entidades é essencial para obter êxito no objetivo de empregar o maior número de pessoas possíveis. “A cadeia produtiva precisa dessa ponte com as comunidades, ter esse apoio das lideranças fortalece o evento. Recebê-los significa ganhar aliados na divulgação e na condução das famílias para esse movimento de oportunidades que o governo está entregando”.

O presidente da Umamrb exaltou a parceria com o Estado e confirmou participação ativa na mobilização. “A gente sabe a dificuldade das nossas comunidades, a falta de emprego. Quando recebemos o convite, ficamos muito felizes, e já repassamos para todas as regionais. Vai ser um sucesso”, declarou Wenderson.
Com forte expansão econômica e aumento da demanda por contratações no fim do ano, o Feirão se consolida como ação estratégica para garantir emprego, renda e acesso a serviços essenciais para trabalhadores de todos os bairros da capital acreana.
The post Governo e líderes comunitários de Rio Branco alinham mobilização nos bairros para o Feirão do Emprego e da Empregabilidade appeared first on Noticias do Acre .