Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura participa do LBI 10 Anos

Evento reforça protagonismo e direitos das pessoas com deficiência

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
03/12/2025 às 11h53
Prefeitura participa do LBI 10 Anos
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

A Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), da Prefeitura de Porto Velho, participou do seminário “LBI 10 Anos – Inclusão se Faz com Voz”, realizado na terça-feira (2), no auditório e salas da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). O evento ocorreu em dois turnos: das 7h45 às 12h e das 14h às 18h.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Promovido pela Emeron, o seminário celebrou a primeira década da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Sancionada em 6 de julho de 2015, a LBI é considerada um marco legal na garantia de direitos e liberdades fundamentais às pessoas com deficiência.

Na abertura, o juiz da Vara de Crimes contra a Criança e Adolescente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Flávio Henrique de Melo, destacou que todas as cinco palestras do seminário seriam ministradas por pessoas com deficiência. “Isso não é por acaso. É para não termos um seminário meramente técnico, onde falamos sobre a Lei Brasileira de Inclusão sem dar voz às pessoas que devem ser incluídas. Este seminário é para elas, para terem o reconhecimento digno que merecem”, afirmou o magistrado.

Juiz Flávio Henrique destacou que todas as cinco palestras do seminário seriam ministradas por pessoas com deficiência
Juiz Flávio Henrique destacou que todas as cinco palestras do seminário seriam ministradas por pessoas com deficiência
O seminário teve como propósito capacitar os participantes para aplicar e reivindicar os direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência em diferentes áreas sociais, como educação, trabalho, saúde e cultura. Além disso, buscou promover a conscientização sobre a importância de uma sociedade inclusiva e acessível, demonstrando os impactos positivos da eliminação de barreiras físicas, comunicacionais, sociais e atitudinais na vida das pessoas com deficiência.

Continua após a publicidade
Anúncio

O encontro também abordou os avanços e desafios na efetivação dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil, com ênfase na acessibilidade e na participação social.

A Emeron mantém uma programação contínua de atividades e palestras sobre inclusão e acessibilidade voltada a magistrados, servidores e à comunidade. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semias, é parceira da instituição na oferta de capacitações sobre acessibilidade para servidores municipais.

No seminário foram realizadas cinco palestras: O Autista Adulto e a Luta Contra o Capacitismo: entre o Direito e o Direito de Existir com Dignidade; Inclusão no Mercado de Trabalho: Desafios e Oportunidades para Pessoas com Deficiência Visual; Acessibilidade Comunicacional e o Protagonismo Surdo na Consolidação da LBI; A Convenção Internacional e a LBI: As Revoluções Jurídicas na Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (remota); Da Infância à Adolescência: A LBI e o Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes com Deficiência.

Foram realizadas quatro oficinas, para se discutir e elaborar proposições para o poder público (Executivo, Legislativo e Judiciário), com os temas: 1) Comunicação Acessível para Todos; 2) Acessibilidade no dia a dia: Calçadas, Transporte e Espaços Públicos; 3) Escola Inclusiva: Apoio, Acomodações e Combate ao Preconceito; e 4) Saúde Acessível: Comunicação, Atendimento e Prioridade Real.

Ao término do seminário, foi realizada a leitura e validação de um documento construído a partir dos debates nas oficinas. O texto reúne reivindicações ao poder público relacionadas ao direito à acessibilidade e à inclusão das pessoas com deficiência, reforçando a necessidade de políticas efetivas para garantir igualdade de oportunidades e participação social.

Texto:Adaides Batista
Fotos:Semias

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários