
Durante toda essa terça-feira, 2, a Escola José Saraiva de Freitas localizada na Comunidade Profeta, zona rural de Rodrigues Alves, foi palco do Semulher Itinerante, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, que visa facilitar a vida de mulheres daquela região levando serviços nas mais variadas áreas.

De acordo com Ane Monteiro, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher no Juruá (Cram/JU), o objetivo é levar acolhimento para as mulheres da comunidade e ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura Municipal de Rodrigues Alves. “Essa parceria é muito importante, uma vez que os casos de violência doméstica aqui são mais difíceis de serem identificados e quando a gente tem essa parceria e esse apoio do município para trazer ações como essa para a comunidade, a gente consegue trabalhar melhor a erradicação do feminicídio”, frisa.

Dentre os serviços ofertados estão: exame de PCCU — popularmente conhecido como Papanicolau, teste rápido, vacinação, fisioterapia, consulta do Bolsa Família, Patrulha Maria da Penha e atendimentos psicossocial e jurídico. Além disso, também foi preparado um espaço recreativo para as crianças com pintura, pula-pula e brinquedos.

Para Antônia Monteiro, agricultora na Comunidade Profeta, o Itinerante é uma oportunidade, já que nem sempre ela consegue ir até o centro de Rodrigues Alves. “Eu fiz o teste rápido. É importante esses serviços aqui, porque nem sempre eu consigo ir para a ‘cidade’”, destaca.

Ainda durante o itinerante, uma equipe da Semulher composta por psicólogas e assistente social, e a Patrulha Maria da Penha realizaram uma roda de conversa com mulheres que estiveram no local procurando atendimento. Na ocasião foi abordada a Campanha Feminicídio Zero e a importância da denúncia de qualquer tipo de violência e da procura por atendimento especializado, além de tirar dúvidas das participantes.

As mulheres também puderam desfrutar de um momento de relaxamento com massagem e tratamento com ventosas. A agricultora Maria José de Freitas aproveitou o Itinerante para ter um momento de relaxamento e alívio. “Alivia bastante as dores que a gente sente na região das costas e melhora o mal estar que sinto, por causa da coluna, do trabalho pesado.”
Ainda de acordo com Maria José, Itinerantes como esse são importantes para dar condições às pessoas da zona rural de se cuidarem. “Pra mim é muito importante e eu agradeço não só por mim, mas por toda a comunidade que precisa desse atendimento e que às vezes não tem condições de fazer particular”, disse.

Rosemeire Teixeira, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Rodrigues Alves, esteve participando com sua equipe do Itinerante e destacou a importância desse atendimento. “A gente tem um grupo de mulheres aqui na comunidade e trabalhamos com prevenção e alerta. E quando vêm essas parcerias é de suma importância pra gente como equipe, quanto para as mulheres que recebem essas informações”, destacou.
A ação faz parte da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, lançada no último dia 19 pelo Cram/JU, em Cruzeiro do Sul. Nesse período são realizadas atividades que dão visibilidade a mulheres em situação de violência e vulnerabilidade.
A campanha compõe o calendário de atividades anuais do estado, procurando intensificar políticas públicas para mulheres e atrair o olhar da sociedade para a conscientização a respeito de um assunto tão delicado como a violência de gênero.
The post Semulher promove atendimento itinerante na zona rural de Rodrigues Alves e leva dignidade a mulheres do interior appeared first on Noticias do Acre .