Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Governo do Acre inicia capacitações no Pronto-Socorro de Rio Branco para implantação do Projeto Padrão OCA de Atendimento

O governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), deu início, ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
02/12/2025 às 15h46
Governo do Acre inicia capacitações no Pronto-Socorro de Rio Branco para implantação do Projeto Padrão OCA de Atendimento
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), deu início, na segunda-feira, 1º, às capacitações dos servidores do Pronto-Socorro de Rio Branco, com foco na implantação do Projeto Padrão OCA de Atendimento, começando pelo módulo “Liderança humanizada: servir com qualidade, cuidar com humanidade”, ministrado pela diretora da OCA, Fran Brito.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Diretora da OCA, Fran Brito, ministra o primeiro módulo da formação voltada aos servidores do Pronto-Socorro. Foto: Ludymila Maia/OCA
Diretora da OCA, Fran Brito, ministra o primeiro módulo da formação voltada aos servidores do Pronto-Socorro. Foto: Ludymila Maia/OCA

A iniciativa marca um importante passo na ampliação do modelo de atendimento da OCA para outras instituições públicas estratégicas, especialmente aquelas com grande impacto direto na vida da população, como as unidades de saúde. O projeto tem como propósito fortalecer a qualidade do serviço público a partir da padronização de processos, da qualificação continuada das equipes e da melhoria da experiência do cidadão no atendimento.

Para a diretora da OCA, Fran Brito, a capacitação representa um avanço significativo no processo de humanização dos serviços públicos de saúde. “Levar o Padrão OCA de Atendimento para o Pronto-Socorro é uma oportunidade de somar esforços em favor de um atendimento mais acolhedor, eficiente e respeitoso. O módulo de liderança humanizada trabalha justamente essa consciência de que liderar é servir, é cuidar dos servidores e garantir que cada cidadão seja atendido com dignidade, empatia e qualidade”, destacou.

Servidores participam das capacitações que fortalecem práticas de acolhimento, humanização e excelência no atendimento. Foto: Ludymila Maia/OCA
Servidores participam das capacitações que fortalecem práticas de acolhimento, humanização e excelência no atendimento. Foto: Ludymila Maia/OCA

O Projeto Padrão OCA de Atendimento vai além de uma capacitação pontual, prevendo uma atuação integrada da equipe da OCA desde o diagnóstico inicial até o acompanhamento após a implantação do modelo. Entre as etapas do projeto estão o diagnóstico operacional das unidades, a reorganização dos fluxos de recepção e acolhimento, a capacitação das equipes e a reestruturação da comunicação visual, com foco em tornar os ambientes mais acessíveis, humanizados e funcionais. A proposta também contempla a criação de indicadores de desempenho, que permitirão monitorar os resultados ao longo do tempo e promover ajustes contínuos, garantindo a consolidação das boas práticas de atendimento.

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante toda a semana, os servidores do Pronto-Socorro participam de uma programação de capacitações com temas essenciais para a qualificação do atendimento público, como política de atendimento, inclusão e equidade no atendimento público, linguagem simples no atendimento, gestão da qualidade, posturas e comportamentos no serviço público e boas práticas em gestão de contratos.

Parceria entre OCA e Sesacre amplia a qualificação das equipes de saúde em Rio Branco. Foto: Ludymila Maia/OCA
Parceria entre OCA e Sesacre amplia a qualificação das equipes de saúde em Rio Branco. Foto: Ludymila Maia/OCA

Um dos participantes do primeiro módulo, o servidor Wallace Costa, que atua na área administrativa do Pronto-Socorro, ressaltou a relevância da iniciativa, mesmo para quem não está diretamente no atendimento ao público. “Mesmo não atuando diretamente na linha de frente, achei essa capacitação muito importante, pois amplia nossa visão sobre o papel de cada servidor no serviço público.”, afirmou.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, ressaltou a relevância da parceria entre a Sesacre e a OCA para o fortalecimento do atendimento nas unidades de saúde. “Essa união reforça um compromisso que sempre norteou nossa gestão: oferecer um atendimento mais humano, eficiente e centrado nas pessoas. Levar o Padrão OCA de Atendimento para o Pronto-Socorro de Rio Branco é um passo importante para qualificar fluxos, fortalecer equipes e aprimorar a experiência de quem busca nossos serviços. Agradeço à diretora Fran Brito e à equipe da OCA por somarem conosco nessa missão. Quando unimos esforços em torno da humanização e da melhoria contínua, garantimos que a população receba um cuidado mais acolhedor, seguro e digno, do jeito que o cidadão acreano merece.”

Capacitação promove reflexões sobre liderança humanizada e cuidado centrado nas pessoas. Foto: Ludymila Maia/OCA
Capacitação promove reflexões sobre liderança humanizada e cuidado centrado nas pessoas. Foto: Ludymila Maia/OCA

Com a implantação do Projeto Padrão OCA de Atendimento no Pronto-Socorro de Rio Branco, o governo do Estado reforça seu compromisso com a modernização da gestão pública, a valorização dos servidores e a promoção de um atendimento cada vez mais humano, eficiente e centrado no cidadão. A expectativa é de que o projeto se torne referência e possa ser gradualmente expandido para outras unidades públicas em todo o Acre.

The post Governo do Acre inicia capacitações no Pronto-Socorro de Rio Branco para implantação do Projeto Padrão OCA de Atendimento appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários