
Para incentivar a leitura dos estudantes do 1º ao 5º ano, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Agostinho Simplicio de Figueiredo, localizada no bairro Poção, mantém um “Alfabetometro” desenhado no pátio.
Um lápis de cor e nuvens coloridas formam um desenho que indicam o nível de leitura dos estudantes. As classificações são leitores fluentes, leitores de texto, leitores de frases, palavras, sílabas e não leitores.
Os nomes dos estudantes são preservados. O grau de participação dos alunos é medido por números. No total, são 271 alunos matriculados na Escola Agostinho Simplicio.
“É uma forma de incentivar a leitura. Trabalhamos para manter as crianças sempre próxima dos livros, estimulando o saber e as boas atividades em Língua Portuguesa”, explica a diretora Maria Aparecida Ribeiro Martini.
De acordo com especialistas da educação, a leitura enriquece o vocabulário, fortalece a concentração, desenvolve a empatia, exercita o cérebro e estimula a criatividade.
A leitura deve ser estimulada na educação infantil, mas também dentro de casa pelos cuidadores e familiares, em um processo de fortalecimento de vínculos e profunda nutrição do desenvolvimento emocional das crianças. Ao se verem em personagens e situações das histórias, as crianças começam a identificar e compreender sentimentos como medo, frustração e alegria.