Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Com apoio do Estado e da Cozinha Solidária Marielle Franco, comunidade do Mutamba passa a receber 120 refeições diárias

Uma alimentação saudável todos os dias é o que mantém a energia para trabalhar, estudar e seguir a vida com dignidade. Por isso, o governo do Acre,...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
01/12/2025 às 17h37
Com apoio do Estado e da Cozinha Solidária Marielle Franco, comunidade do Mutamba passa a receber 120 refeições diárias
Foto: Reprodução/Secom Acre

Uma alimentação saudável todos os dias é o que mantém a energia para trabalhar, estudar e seguir a vida com dignidade. Por isso, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), liderada pela vice-governadora Mailza Assis, tem reforçado os investimentos na oferta de refeições às famílias acreanas. Nesta segunda-feira, 1º, mais de cem moradores do loteamento Mutamba receberam, pela terceira vez, refeições de qualidade diretamente em suas casas.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Arroz, feijão, farofa, macarrão e a proteína garantem uma refeição saudável e forte para o dia a dia. Foto: Carolina Torres/Secom
Arroz, feijão, farofa, macarrão e a proteína garantem uma refeição saudável e forte para o dia a dia. Foto: Carolina Torres/Secom

Por meio da parceria com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que cedeu um espaço ao Estado para produção de marmitas diárias pela Cozinha Solidária Marielle Franco, no bairro Habitasa, mais adultos, crianças, idosos e pessoas com deficiência passam a ter refeições no prato na hora do almoço.

Com as duas cozinhas em funcionamento, do bairro da Paz e do Habitasa, são cerca de 500 marmitas produzidas por dia para beneficiar diferentes comunidades em vulnerabilidade social, de acordo com a coordenação, e com a próxima inauguração na comunidade Mutamba, o número pode chegar a mil pessoas beneficiadas por dia.

Nilciany Vilaço (de verde) conversando com responsáveis pela cozinha no Habitasa. Foto: Carolina Torres/Secom
Nilciany Vilaço (de verde) conversando com responsáveis pela cozinha no Habitasa. Foto: Carolina Torres/Secom

A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da pasta, Nilciany Vilaço, destaca que o termo de fomento entre a secretaria e a cozinha solidária fortalece ainda mais as iniciativas, que ajudam na compra de insumos e alimentos durante o ano.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Mais um fortalecimento da política de segurança alimentar e nutricional através da SEASDH, que tem como secretária a nossa vice-governadora Mailza Assis, que trata essa pauta com zelo, com bastante carinho. Fazendo com isso, que a gente possa ofertar essas unidades de alimentação prontas para essa comunidade, que são 100 famílias, e com isso a gente vai trazer esse público à segurança alimentar e nutricional com uma comida de qualidade, uma comida bem feita, com alimentação nutricional, com verduras, e tratando assim o público do CadÚnico e Bolsa Família, dando dignidade ao direito à alimentação”, frisou.

A Maria Lucilene de Lima, moradora da ocupação, fala sobre a importância de ter o alimento garantido no prato: “É a terceira vez que a gente está recebendo a marmita aqui na comunidade, está sendo muito gratificante para a gente. Hoje tem muitas famílias que chegam da escola, outros vão para o trabalho, não dá tempo de fazer o almoço. Então aqui já chega, já está no horário de meio-dia, chega, pega a quantidade de marmita que a família está necessitando”, explicou.

Maria Lucilene diz que é gratificante ter comida na mesa. Foto: Carolina Torres/Secom
Maria Lucilene diz que é gratificante ter comida na mesa. Foto: Carolina Torres/Secom

O coordenador da ocupação Mutamba, Valter Olímpio Meneses Correia, explica que buscou trazer a cozinha para o bairro quando soube da iniciativa e que hoje toda a comunidade agradece:

“É uma coisa muito boa, porque tem família aqui que, meio-dia, já está garantido para almoçar. Como tinha muitos aqui que eu conheço que não tinham o que comer, uma hora dessa iam ter que fazer alguma coisa, se virar. E hoje, não. Nós chegamos aqui com alimento, nós entregamos pra eles e muitos chegam aqui e me agradecem mesmo, falam: ‘Rapaz, nós te agradecemos muito por isso que você está fazendo’”, descreveu o representante.

“Quem tem fome, tem pressa”

A frase criada por Herbert de Souza para mobilizar a sociedade no combate à fome e à miséria representa exatamente a urgência das ações que estão sendo desenvolvidas em prol da comunidade acreana. Risomalia de Paula Souza, coordenadora da Cozinha Marielle Franco, evidencia a importância do apoio estadual:

“Para nós, está sendo muito importante, porque nós estamos conseguindo atender mais a comunidade. Nós não estamos só em um bairro, estamos atendendo já em três bairros. Então é muito importante nós termos essa parceria com a Secretaria de Assistência Social, para que possamos atender não só aqui no Mutamba, mas também em outros locais que precisam”, destacou.

Coordenador e representante da comunidade do Mutamba. Foto: Carolina Torres/Secom
Coordenador e representante da comunidade do Mutamba. Foto: Carolina Torres/Secom

No local, cada pessoa pode levar para casa até 4 marmitas. Até o momento, 113 pessoas estão sendo beneficiadas, mas a meta é chegar a 250, com o objetivo de atender mais famílias em insegurança alimentar. Além disso, a comunidade sonha com a inauguração da própria cozinha no bairro.

“É uma luta que não é fácil, mas graças a Deus está dando tudo certo. E, assim, nossa luta maior agora mesmo é inaugurar a nossa cozinha daqui, porque às vezes faltou uma marmita, tem que comprar lá no centro. Nós não temos transporte, nós temos que estar tirando do bolso. Então, a cozinha estando aqui vai ser melhor”, realçou o representante Valter.

“É uma cozinha que abrange muita gente. As pessoas pessoas que estão junto, trabalhando voluntariamente, estão se doando para as pessoas próximas, que estão com mais vulnerabilidade alimentar, que estão com necessidade. Então, isso aí é um grande avanço”, enfatizou o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Ronaldo Teles.

The post Com apoio do Estado e da Cozinha Solidária Marielle Franco, comunidade do Mutamba passa a receber 120 refeições diárias appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários