
>
Mobilização reuniu população e autoridades em defesa do direito de crescer em família

Apesar da chuva que insistia em cair, a caminhada foi considerada um sucesso, reunindo representantes de instituições e a população em geral. A iniciativa buscou dar visibilidade ao tema da adoção e sensibilizar a sociedade para romper mitos e estereótipos que ainda cercam o processo.
O TJRO, por meio da Vara da Infância e Juventude, tem atuado de forma contínua na conscientização sobre a importância de adotar crianças e adolescentes de diferentes idades, perfis e histórias de vida. Durante o evento, foi disponibilizado um estande com materiais informativos — como livretos, folders e cartilhas — além de uma equipe de profissionais preparada para orientar e esclarecer dúvidas de pessoas e famílias interessadas em conhecer mais sobre a adoção.
Para a juíza titular da Vara da Infância e Juventude de Porto Velho, Kerley Regina de Oliveira, a caminhada representa uma oportunidade de unir esforços em torno de uma causa que transforma vidas. “Mais do que um ato simbólico, essa caminhada é um convite à reflexão. Cada passo representa o compromisso com o direito de cada criança crescer em um lar onde haja amor, cuidado e pertencimento”, destacou a magistrada.
Durante a “Caminhada pela Adoção: Cada Passo, um Direito”, realizada em Porto Velho, autoridades ressaltaram a relevância da iniciativa e reforçaram o compromisso com políticas públicas voltadas à infância e adolescentes.
O prefeito Léo Moraes no evento destacou o papel do município na causa. “Temos por obrigação acabar com o estigma da adoção, principalmente após a primeira infância. O Poder Judiciário tem feito um grande trabalho junto com outras instituições, e o município tem se aproximado cada vez mais dessa discussão. Vamos avançar nessa política tão importante, inclusiva e necessária. Muito obrigado pelo apoio de todos que acreditam nessa causa e parabéns ao Judiciário e aos órgãos parceiros. Estamos juntos”, afirmou.
A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Vanessa Esber, também ressaltou a relevância da campanha. “É uma alegria para a OAB participar de uma iniciativa como essa, que esclarece e incentiva a adoção. Agradecemos ao Tribunal de Justiça pela oportunidade de ser parceiro e nos colocamos à disposição, porque tudo que interessa à sociedade interessa também à OAB”, declarou.
O secretário de Estado da Justiça, Marcus Castelo Branco Alves Rito, reforçou o caráter humano da adoção. “A Secretaria de Justiça é parceira do Tribunal de Justiça e está aqui mais uma vez para contribuir no que for necessário. A adoção sempre é um ato de amor, que demonstra carinho e consideração. Estamos sempre à disposição para apoiar essa causa tão importante”, disse.
Representando o governador Marcos Rocha, o secretário-chefe da Casa Civil, Elias Resende, levou a mensagem do Executivo Estadual. “Trago a todos o abraço do governador Marcos Rocha e parabenizo os organizadores pelo evento. Hoje caminhamos não por uma pequena causa, mas por acolhimento, por futuro. A Caminhada pela Adoção, como diz o projeto ‘Cada Passo, um Direito’, é uma mensagem que deve chegar ao coração das pessoas e inspirar decisões em favor das crianças e adolescentes”, destacou.
Representando o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, o coordenador da Infância e Juventude do TJ/RO, desembargador Isaias Fonseca, destacou a relevância da iniciativa. “O Tribunal de Justiça está muito feliz com o evento e com a participação popular, contando com tantos parceiros e voluntários importantes, todos unidos nessa corrente pela adoção e pelo amor. A adoção é um ato de amor extremo. Vamos caminhar e festejar este dia tão significativo”, afirmou o magistrado.
POPULAÇÃO

PARTICIPAÇÃO
A Prefeitura de Porto Velho participou ativamente da caminhada no Espaço Alternativo. Além do prefeito Léo Moares, estiveram presentes a secretária adjunta de Inclusão e Assistência Social, Tércia Marília; a gerente do Serviço Família Acolhedora, Sefra Maria Barros; a coordenadora do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Dom Moacyr Grechi, Maria do Socorro Leite Ferreira; e a articuladora do Selo Unicef em Porto Velho, Marina Falcão, que levou adolescentes para participar da mobilização.
A Caminhada pela Adoção reuniu autoridades, representantes de instituições e famílias que vivenciam a experiência da adoção, reforçando o caráter coletivo da mobilização. O evento, realizado no Espaço Alternativo, destacou a importância de unir esforços para garantir que crianças e adolescentes tenham o direito de crescer em um ambiente familiar.
Além dos discursos oficiais, a participação popular foi um dos pontos altos da caminhada. Famílias inteiras se juntaram ao ato, demonstrando apoio à causa e fortalecendo a mensagem de que a adoção é um gesto de amor e cidadania.
Com faixas, camisetas e mensagens de incentivo, os participantes transformaram a tarde chuvosa em um momento de celebração e esperança. A caminhada simbolizou não apenas um ato público de conscientização, mas também um convite para que mais pessoas se engajem na causa e considerem a adoção como caminho para oferecer afeto, cuidado e pertencimento a quem mais precisa.
Texto:Adaides Batista
Fotos:Semias
Secretaria Municipal de Comunicação