
Ação ocorrerá no dia 3 de dezembro, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a partir das 14h, no Palácio Rio Negro


Um Natal feito com inclusão, acolhimento e acessibilidade. Esta é a proposta do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), com a realização da primeira edição do “Natal Inclusivo – Acolher, celebrar e respeitar”. O evento será realizado na quarta-feira (03/12), a partir das 14h, no Palácio Rio Negro, Centro, zona sul de Manaus.
Promovida pela SEPcD, a ação contará com uma programação especial para a promoção da inclusão durante o período natalino, em um ambiente acessível e acolhedor, com entrada gratuita.
O evento reunirá famílias, instituições e representantes da sociedade civil para celebrar o Natal com apresentações musicais e teatrais, a visita do Papai Noel, cabine de fotos e atividades interativas, além de lanches para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir que todos possam participar plenamente da vida social e cultural, além de reforçar essa data internacional em prol da conscientização sobre os direitos PcD.
De acordo com a secretária titular da SEPcD, Selma Banes, esta é a primeira edição da ação, sendo uma iniciativa pensada para que todos possam aproveitar uma festa natalina sem preconceitos ou dificuldades.


“O Natal é para todos. Por isso escolhemos esse tema de ‘Acolher, celebrar e respeitar’, pois essas práticas também são meios de inclusão na sociedade e queremos proporcionar uma experiência natalina para que todas as pessoas com deficiência aproveitem a festa. Vamos contar com intérpretes de Libras, audiodescrição, atividades interativas e muito mais para todos”, destacou a Secretária.
Data internacional
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi proclamado, em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da ONU é que todos os países membros comemorem a data, gerando conscientização, compromisso e ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência.
Isso contempla a promoção da acessibilidade, a garantia de apoio especializado e a integração em políticas públicas inclusivas.