Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura de Parintins intensifica prevenção ao HIV na Campanha Dezembro Vermelho

Ouvir Notícia Na manhã desta segunda-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Prevenção ao HIV, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Muni...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
01/12/2025 às 14h47
Prefeitura de Parintins intensifica prevenção ao HIV na Campanha Dezembro Vermelho
Foto: Márcio Costa
Ouvir Notícia

Na manhã desta segunda-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Prevenção ao HIV, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, lançou oficialmente a Campanha Dezembro Vermelho. O evento ocorreu no auditório da Escola Beatriz Maranhão, reunindo profissionais de saúde, representantes de ONGs, membros da Pastoral da Aids, Conselho Municipal de Saúde e estudantes.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Os dados apresentados pela Gerência Municipal de IST/Hepatites Virais revelam que Parintins em 2025, até 28 de novembro, foram diagnosticados 78 novos casos, 54 em homens e 24 em mulheres, incluindo nove gestantes. As estatísticas indicam maior incidência entre jovens adultos.

Durante a cerimônia, a Secretaria de Saúde destacou ações permanentes realizadas ao longo do ano, incluindo testagem rápida em todas as UBSs, CAPS AD e UBS Fluvial Lígia Loyola, oferta de PrEP e PEP, capacitações sobre ISTs, ampliação de insumos de prevenção e realização de exames essenciais como carga viral e testes no próprio município, medidas que fortalecem o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento. 

O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, ressaltou o compromisso do município com o enfrentamento ao HIV. “Estamos iniciando hoje a Campanha Dezembro Vermelho, que reforça a prevenção ao HIV em Parintins. Temos mais de 70 mil testes realizados no município, garantindo um trabalho qualificado para proteger nossa população. Apesar do número ainda alto de novos casos, há grande investimento em prevenção e adesão ao tratamento para fortalecer esse cuidado”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, chamou atenção para a importância da testagem e do acolhimento. “Parintins é hoje o segundo município do Amazonas em incidência de casos positivos. Os 78 casos deste ano representam uma detecção precoce, graças à testagem implantada em todas as unidades de saúde. Além do preservativo, oferecemos PrEP, PEP e uma rede organizada de atendimento. Dezembro Vermelho reforça prevenção, acolhimento e combate ao preconceito”, afirmou.

Representando a AGLTPIN, organização que atua na prevenção ao HIV, Dinho Moraes reforçou a necessidade de informação e proteção. “Estamos há anos na luta e, neste mês de dezembro, continuamos orientando, testando e reforçando que a população use preservativos para evitar a transmissão”, disse. 
Da Pastoral da Aids, Adinamar Miranda destacou a importância das parcerias e da testagem. “A parceria é essencial. O mês de dezembro reforça a importância da testagem, porque quando uma pessoa sabe do diagnóstico, ela pode melhorar sua qualidade de vida com o tratamento adequado”, afirmou.

A Campanha Dezembro Vermelho seguirá com ações educativas, testagem ampliada, rodas de conversa, mobilização comunitária e reforço da mensagem central: prevenir, testar, tratar  acolher.

Texto e Fotos: Márcio Costa - SEMSA/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários