
População recebeu testes rápidos, insumos de prevenção e orientações em saúde sexual

FOTO: Alines Reis /FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, neste sábado (29/11), serviços de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientações sobre saúde sexual e prevenção combinada às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As ações foram promovidas durante a 26ª edição do programa Governo Presente, realizada na Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira (CMPM 6), no bairro Viver Melhor 1, zona norte de Manaus.
Ao longo da programação, a equipe da FVS-RCP realizou 96 atendimentos com 376 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de 14.976 mil preservativos externos, 100 preservativos internos, 4.000 mil unidades de gel lubrificante,120 autotestes de HIV, além de promover orientações sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), reforçando o acesso da população a insumos essenciais de prevenção.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que a participação no Governo Presente fortalece a oferta de serviços de saúde para quem tem dificuldade de buscá-los durante a semana.
“Estar presente nessas ações é fundamental para ampliar o acesso da população aos testes e às orientações sobre prevenção. Muitas pessoas não conseguem ir aos serviços de saúde durante a semana, e levar esse atendimento até os bairros é uma forma de garantir que todos tenham a oportunidade de cuidar da própria saúde”, ressaltou.

FOTO: Alines Reis /FVS-RCP
A diretora de Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo, reforçou o caráter educativo da iniciativa. “As ações visam a educação da população em relação ao uso de preservativos, testagem, do diagnóstico de ISTs e, principalmente, a educação da comunidade”, afirmou.
A estudante de enfermagem Maria Eduarda, moradora do bairro, destacou o impacto da iniciativa durante a ação. “Esses momentos são muito importantes. Muitas vezes a gente nem percebe quando pode ter sido exposto a alguma infecção, por isso realizar a testagem regularmente faz toda a diferença. Sempre que tenho a chance, eu participo, porque cuidar da prevenção é o melhor caminho”, afirmou.
Com as ações de testagem e educação em saúde, a FVS-RCP contribui para o diagnóstico precoce, o cuidado contínuo e a promoção de práticas de prevenção.