
Promovido pela Prefeitura de Parintins em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o 1º Fórum de Partilha do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA foi promovido na noite desta sexta-feira, 28 de novembro, no auditório Enéas Gonçalves, localizado no SENAC Parintins. O evento reuniu estudantes, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de educação.
Durante o fórum foram destacados os avanços, ações pedagógicas exitosas e projetos executados em 21 escolas das zonas urbana e rural, inseridas no Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, uma iniciativa aderida pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Ministério da Educação (MEC).
A secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, esteve presente no evento e enalteceu que o fórum foi um momento importante para maior aprendizado e partilha de experiências didáticas exitosas. Soares enalteceu que os avanços alcançados são frutos do compromisso da gestão municipal com a educação.
“Quando você fala no aumento significativo do número de alunos, a gente também pensa na grandiosa logística que acontece para que aconteça essas atividades nas escolas. A gente tem a contratação de novos professores, transporte escolar, a merenda escolar. É importante ressaltar o compromisso do prefeito Mateus Assayag quando se trata da educação, não só de jovens e adultos, mas de modo geral no município de Parintins", exaltou a secretária.
Coordenador da Educação de Jovens e Adultos, o professor Manoel Augusto, destacou que os avanços alcançados na modalidade são frutos da adesão feita pelo prefeito Mateus Assayag ao Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos. "Depois da adesão do pacto foi abrindo os caminhos. Abriu caminho para o PBA (Programa Brasil Alfabetizado), onde nós temos 362 alunos matriculados; abriu oportunidade de nós matricularmos alunos da primeira etapa em diversas localidades, tanto em terra firme quanto em área de várzea, também na zona urbana. Isso é um significativo do compromisso do município com o pacto e com a educação de Parintins", salientou.
Em 2025, Parintins superou três metas estabelecidas pelo MEC para a EJA após a implementação do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos: alfabetização dos estudantes inseridos na EJA, ampliação no quantitativo de matrículas e aumento das turmas. Todos os avanços foram alcançados pelo município são frutos da política de valorização e melhor estruturação da EJA estabelecida pelo prefeito Mateus Assayag e vice-prefeita Vanessa Gonçalves.
Texto e fotos: Daniel Sicsú – SEMED/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)