
O Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência) foi homenageado nesta sexta-feira, 28, em sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em comemoração aos seus 20 anos de atuação.

A solenidade foi aberta com a execução do Hino Acreano e, em seguida, a apresentação do vídeo institucional do órgão. O deputado estadual Pedro Longo, autor da proposta da sessão, destacou a relevância do Acreprevidência para a administração pública e para os servidores.
“Estou muito feliz por ser o proponente desta sessão solene em homenagem aos 20 anos do Acreprevidência, essa instituição tão estratégica para o serviço público e para os nossos servidores. Quero registrar publicamente a minha homenagem a todos aqueles que contribuíram para que o Acreprevidência seja esse órgão que trabalha com tanta transparência e celeridade na concessão e na gestão dos benefícios previdenciários”, afirmou o parlamentar.

Longo também reconheceu o trabalho dos servidores e a contribuição dos gestores que, ao longo dessas duas décadas, consolidaram o instituto como referência na gestão previdenciária do Estado.
“Quero registrar o trabalho muito importante, de muita dedicação e competência, de toda a equipe de servidores que fazem parte deste órgão, que tem papel tão importante na gestão dos destinos do serviço público do Acre”, destacou.

O presidente do Acreprevidência, Francisco Assis, relembrou a trajetória do órgão desde sua criação, citando avanços na modernização dos processos, no desenvolvimento de sistemas e na ampliação da transparência. Assis participou da estruturação do instituto desde os primeiros anos, atuando inicialmente como analista de sistemas e contribuindo para o desenvolvimento das ferramentas que agilizaram a análise e concessão de aposentadorias.
“Estamos aqui para celebrar a trajetória do Acreprevidência, destacando conquistas, reconhecimentos, desafios e reafirmando o compromisso com o servidor público do Estado, inspirando confiança no futuro da instituição. Fui convidado para ser diretor de Administração e Finanças e permaneci na função de 2006 a 2018, até que, em 2019, o governador Gladson me convidou a continuar no Acreprevidência”, relembrou Assis.

Durante a sessão, também foi lembrado o pioneirismo do instituto na busca por ativos adicionais, como a aquisição de imóveis, fortalecendo o patrimônio do regime próprio e ampliando a sustentabilidade previdenciária. Todas as movimentações financeiras do órgão estão disponíveis no Portal da Transparência.
O presidente do Sindicato de Técnicos e Gestores de Políticas Públicas do Acre (Sintegesp), Gerliano Nunes, reforçou a importância da relação institucional entre o sindicato e o Acreprevidência, elogiando a gestão atual.
“Estivemos aqui para a solenidade de homenagem aos 20 anos do Acreprevidência, da fundação desse importante órgão que faz a gestão das aposentadorias de todos os poderes, inclusive do Executivo, do qual eu faço parte”, afirmou.

O deputado estadual Eduardo Ribeiro destacou que Francisco Assis foi o primeiro homenageado com moção de aplauso na Aleac em 2025, reconhecimento pelo trabalho desenvolvido à frente da autarquia.

A solenidade reuniu autoridades, servidores, conselheiros, ex-gestores e convidados que fizeram e fazem parte da história do Acreprevidência, instituição responsável por garantir segurança e proteção social aos servidores públicos acreanos.
The post Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene em homenagem aos 20 anos do Acreprevidência appeared first on Noticias do Acre .