
As cidades de todo o país estão com suas áreas comerciais movimentadas nesta sexta-feira, 28, dia da Black Friday. A data é marcada por promoções, vitrines atrativas e grande circulação de consumidores em busca de descontos.
No Acre, o cenário não foi diferente: lojas, galerias, centros comerciais e empreendimentos autônomos registraram fluxo intenso ao longo do dia, impulsionado pelas ofertas anunciadas por diversos segmentos do comércio.

Diante desse aumento no volume de compras, o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem) e o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) intensificaram as ações fiscalizatórias nos comércios dos municípios acreanos, com foco na proteção dos direitos dos consumidores.
Durante as fiscalizações, o Ipem atua conforme as normas exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), verificando a conformidade dos instrumentos utilizados nas vendas, garantindo que o consumidor receba exatamente a quantidade paga.

Na prática, o agente fiscal confere balanças, leitores ópticos, bombas medidoras, além de avaliar se os produtos pré-medidos apresentam informações claras. A presidente do Ipem, Hérica Granzotto, destacou a importância da atenção redobrada dos consumidores durante este período de grande volume de compras.
“O consumidor precisa observar se os produtos têm o selo do Inmetro, conferir sempre o peso, as etiquetas, o valor no caixa e desconfiar de ofertas muito abaixo do mercado. A Black Friday é uma oportunidade, mas também exige cuidado para evitar prejuízos”, orientou a gestora do Ipem.

Paralelamente, o Procon fiscalizou práticas comerciais, observando a correta precificação dos produtos, a veracidade das promoções, a exposição clara dos preços, as condições de parcelamento, a política de troca, além da verificação de eventuais práticas abusivas contra o consumidor.
A presidente do Procon, Alana Albuquerque, acompanhou de perto as ações fiscalizatórias nos estabelecimentos comerciais de Rio Branco, dialogou com consumidores e orientou os fornecedores sobre a necessidade de cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Estamos acompanhando de perto o trabalho dos nossos agentes para garantir que os fornecedores sigam rigorosamente todas as regras do CDC. O respeito à lei é essencial para que haja uma relação comercial harmoniosa e de êxito, tanto para quem compra quanto para quem vende”, afirmou.
A gestora orienta que os consumidores pesquisem os preços antes do período promocional, guardem anúncios e comprovantes de oferta, desconfiem de descontos excessivos, verifiquem prazos de entrega, política de troca e sempre exijam nota fiscal. Além disso, em compras parceladas, é fundamental observar os juros embutidos e o valor final do produto.

Quem aprovou a atuação dos órgãos fiscalizadores foi o músico Rodrigo Lima, de 41 anos, que passava pela Galeria Meta, no centro da capital, avaliando a possibilidade de realizar algumas compras. “A presença da fiscalização deixa a gente mais seguro para comprar. A gente sabe que tem alguém olhando pelos nossos direitos”, disse.
The post Ipem e Procon intensificam fiscalizações na Black Friday para garantir direitos dos consumidores no Acre appeared first on Noticias do Acre .