
A Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) participou na última quarta, 26, e quinta-feira, 27, da 11ª edição da Mostra Viver Ciência . A atividade, realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) na Escola Glória Perez, em Rio Branco, abordou o tema “Das águas da Amazônia aos oceanos: conexões que sustentam a vida e a cultura”. O objetivo foi inserir os estudantes da capital no debate sobre sustentabilidade.
Com oficinas, experimentos e ações de popularização científica, a Seict apresentou diversas iniciativas que aproximam jovens do universo da tecnologia, empreendedorismo digital e inovação. Ao longo da programação, a pasta realizou oficinas de games, laboratórios interativos e experiências de realidade virtual voltadas ao desenvolvimento de habilidades digitais. A ideia foi demonstrar aos jovens que passaram pelo local novos caminhos de trabalho, emprego e renda.

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita disse que o evento da SEE consolida a estratégia do governo do Estado de ampliar oportunidades tecnológicas à juventude acreana a partir do fortalecimento da formação dos alunos e do estímulo a novos percursos profissionais. Ele ressaltou ainda que a participação do órgão reforça o compromisso com a formação de uma geração preparada para os desafios do mercado global, além de aproximar tecnologia e educação.
“A Viver Ciência é um espaço que reafirma a importância da tecnologia como instrumento de transformação social. Quando aproximamos nossos jovens de ferramentas digitais, inovação e pensamento científico, ampliamos horizontes e criamos oportunidades reais para o futuro. A participação da Seict representa o compromisso do governo em fortalecer a educação tecnológica e preparar uma nova geração para os desafios econômicos e produtivos do Acre”, falou o gestor.

Já a diretora de Tecnologia da Seict, Priscila Messias, afirmou que a Mostra Viver Ciência cumpre papel determinante na difusão da inovação. Ela explicou que as atividades apresentadas mostram aos estudantes que tecnologia não é algo distante, mas um caminho acessível para novas profissões. Segundo ela, a oficina de jogos digitais e os ambientes de realidade virtual despertam interesse e ampliam horizontes dos jovens para construírem soluções para novos desafios do Acre.
“Levamos oficinas de games, atividades de criação e desenvolvimento de jogos virtuais e, ainda, uma sala de realidade virtual com óculos imersivos. Tudo isso foi feito para mostrar que a tecnologia está ao alcance dos jovens e pode abrir portas para novas profissões, sonhos e oportunidades. A Mostra fortalece a educação, incentiva a criatividade e ajuda a despertar o interesse dos estudantes por áreas que estão em crescimento no mundo todo e nortearão o futuro. É assim que preparamos uma nova geração para transformar nosso estado”, finalizou a diretora.
The post Seict leva tecnologia e inovação para a 11ª edição da Mostra Viver Ciência em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre .