
Com o objetivo de revisar processos e aprimorar ações, o Conselho Estadual de Turismo do Acre (CET), órgão de assessoramento vinculado à Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), realizou nesta quinta-feira, 27, a 2ª Reunião Ordinária de 2025, dedicada à atualização de seu regimento interno.
O encontro, realizado na sede da Sete, em Rio Branco, contou com a participação de representantes de instituições-membros do Conselho.

Instituído em 2003, a última reformulação do regimento ocorreu em 2008, por meio do Decreto nº 3.605. Dessa forma, foi constatada a necessidade de nova atualização textual e de composição do CET. O presidente do Conselho Estadual de Turismo, Thiago Higino, destacou que o principal objetivo da reunião foi modernizar o documento para torná-lo mais funcional.
“Essa atualização vai dar mais funcionalidade ao Conselho, visto que algumas instituições já não participavam mais e outras demandavam sua inclusão. Com isso, a dinâmica das reuniões deve ganhar mais frequência e teremos um corpo dirigente mais efetivo, inclusive com a criação do cargo de vice-presidente, que vem reforçar a secretaria executiva do Conselho”, afirmou.

A secretária-adjunta de Turismo e Empreendedorismo, Núbia Musis, agradeceu a presença de todos na reunião e destacou a disposição da secretaria em apoiar o conselho e parceiros: “Colocamos a Sete à disposição para parcerias com o trade e demais segmentos do turismo com o intuito de, juntos, pensarmos em estratégias para o desenvolvimento econômico do nosso estado.”

A conselheira representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/AC), Janete Frank, reforçou a importância da revisão. “A reunião de hoje foi muito importante, porque o último regimento era de 2008. O tempo passa e percebemos a necessidade de ajustes e modificações. O Conselho dá mais um passo para contribuir ainda mais com o desenvolvimento do turismo no nosso Estado.”

Emmanuelle Mezerhan, conselheira representante da Associação dos Municípios do Acre (Amac), também destacou o avanço proporcionado pela atualização. “A modernização das normas garante alinhamento às demandas atuais do setor, oferecendo bases mais claras e eficientes para orientar e apoiar projetos em parceria com os conselhos municipais de turismo. Assim, o Conselho reafirma seu papel estratégico no desenvolvimento turístico do estado, promovendo integração e avanços para toda a cadeia.”

O diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, reafirmou o compromisso da Secretaria em fortalecer o Conselho. “A reunião foi fundamental para deliberar sobre as alterações no regimento, permitindo reestruturação e reorganização do Conselho, inclusive com a criação da função de vice-presidente. Tivemos quórum suficiente e ficamos muito satisfeitos com o resultado, que contribui diretamente para o desenvolvimento do turismo no estado. A gestão segue em parceria com o trade e com os órgãos da sociedade civil representados no Conselho.”
No dia 10 de dezembro, o Conselho Estadual de Turismo promove mais uma reunião com o intuito de apresentar o relatório de gestão. O encontro acontece às 14h, na sala de reuniões do Sebrae.
Também participaram representantes do Sindicato de Guias de Turismo do Acre (Singtur), Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav).
Pelo município de Rio Branco participaram representantes da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), e Fundação Garibaldi Brasil (FGB). Pelo governo do Acre também participaram representantes da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).
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