Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Operação Fio Desencapado avança no combate aos furtos em Porto Velho

Objetivo é reduzir prejuízos à população e impedir danos à infraestrutura urbana da capital

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
28/11/2025 às 14h10
Operação Fio Desencapado avança no combate aos furtos em Porto Velho
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

A Prefeitura de Porto Velho reforçou seu compromisso com a proteção do patrimônio público e a segurança da população durante mais uma fase da Operação Fio Desencapado, deflagrada na manhã desta sexta-feira (28) pela Polícia Militar, em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Energisa e Caerd.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Essa segunda fase da operação teve como objetivo coibir furtos de fios de cobre, tampas de bueiros, hidrômetros e outros itens usados no funcionamento da cidade. Grande parte desses materiais pertence à administração municipal ou a serviços públicos, como abastecimento de água, iluminação e distribuição de energia.

Segundo o presidente da Emdur, Bruno Holanda, os furtos geram prejuízos aos cofres públicos e afetam a rotina dos moradores. “É uma parceria importante porque ajuda toda a sociedade. Hoje tivemos luminárias apreendidas, estabelecimentos fechados e pessoas presas”.

Segundo Bruno Holanda, os furtos geram prejuízos aos cofres públicos e afetam a rotina dos moradores
Segundo Bruno Holanda, os furtos geram prejuízos aos cofres públicos e afetam a rotina dos moradores

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em empresas de reciclagem suspeitas de adquirir materiais furtados. A verificação nos estabelecimentos é uma das estratégias para desarticular a cadeia de receptação que alimenta o comércio ilegal desses itens.

Para o Comandante Regional de Policiamento da PM, Wilton Amorim, a ação integrada busca responsabilizar quem furta e quem compra materiais de origem ilícita. “Engana-se quem acha que comprar um pedaço de fio ou uma luminária não causa impacto. Foram seis prisões. Isso fomenta o tráfico de drogas, a insegurança e contribui para a violência no município de Porto Velho”.

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, falou sobre a importância da operação para proteger os serviços públicos. “Essas ações são necessárias para proteger os serviços que atendem a população. Vamos seguir firmes no combate a esses crimes”.

Para o Wilton Amorim, a ação integrada busca responsabilizar quem furta e quem compra materiais de origem ilícita
Para o Wilton Amorim, a ação integrada busca responsabilizar quem furta e quem compra materiais de origem ilícita

Ações como esta são essenciais para proteger a estrutura urbana, garantir serviços públicos e manter a cidade funcionando. O Município reforça que seguirá trabalhando com as forças de segurança e concessionárias para impedir que a atuação criminosa prejudique a população.

A Operação Fio Desencapado seguirá com novas etapas ao longo do ano, intensificando a fiscalização e ampliando ações de prevenção e combate ao crime. A Prefeitura reforça o pedido de apoio da população: para denúncias, ligue 190.

Para solicitar iluminação no seu bairro, contate a Emdur pelo WhatsApp: 99224-0676.

Texto:André Oliveira
Fotos:José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários