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Segurança Pública intensifica divulgação dos números emergenciais no interior do Acre

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), vem realizando d...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
27/11/2025 às 15h10
Segurança Pública intensifica divulgação dos números emergenciais no interior do Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), vem realizando desde junho uma ação itinerante de divulgação dos números emergenciais em municípios do estado, iniciativa que teve intensificação nesta semana nos municípios de Acrelândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e nas comunidades Vila do Incra, Vila Caquetá e Vila Campinas. Na próxima sexta-feira, 28, será a vez do município de Bujari.

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Equipes do CICC intensificam divulgação dos canais emergenciais de atendimento em todo o Acre. Foto: cedida
Equipes do CICC intensificam divulgação dos canais emergenciais de atendimento em todo o Acre. Foto: cedida

A iniciativa faz parte da campanha Sua Voz Importa e tem como objetivo orientar a população sobre o uso correto dos serviços de atendimento, ampliar o alcance das informações e fortalecer a comunicação direta entre cidadãos e forças de segurança.

A ação vem percorrendo todos os municípios acreanos, levando panfletagem, orientações e diálogos com moradores, comerciantes e lideranças comunitárias. Durante as visitas, equipes do CICC reforçaram a importância do uso adequado dos canais emergenciais: Disque Denúncias nacionais 100 (Direitos Humanos), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o disque denúncia estadual 181 (Disque Denúncia) para todo tipo de denúncia. Todos os serviços são seguros e anônimos.

Sejusp ampliou os conhecimentos sobres os disque denúncias no Centro de Referência da Assistência Social. Foto: cedida
Sejusp ampliou os conhecimentos sobres os disque denúncias no Centro de Referência da Assistência Social. Foto: cedida

O trabalho faz parte de um esforço contínuo de modernização e integração dos serviços de segurança pública. Recentemente, o Acre passou a operar o CAD 3.0, sistema que permite maior precisão na localização de chamadas e mais agilidade no despacho de viaturas. A atualização, integrada ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e Central de Atendimento e Despacho (Cad), tem sido fundamental para melhorar o tempo de resposta em ocorrências em todo o estado.

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A campanha inclui esclarecimentos sobre quando utilizar cada número, a importância de não realizar trotes e de fornecer informações precisas ao operador durante a chamada. Equipes relataram que, em alguns municípios visitados, parte da população ainda desconhecia a existência do 181, canal sigiloso para denúncias que auxiliam no combate a crimes como tráfico de drogas, violência doméstica, furtos e outros delitos.

Representante do Disque Denúncia, Miram dos Santos afirma que as denúncias anônimas são eficientes e totalmente seguras. Foto: cedida
Representante do Disque Denúncia, Miram dos Santos afirma que as denúncias anônimas são eficientes e totalmente seguras. Foto: cedida

A representante do Disque Denúncia, Miriam dos Santos, afirma que a ação busca não só divulgar os serviços, mas também esclarecer sobre a segurança que os canais promovem. “A nossa ação tem fortalecido muito a divulgação dos serviços emergenciais. O principal objetivo é fazer com que a população conheça e confie no Disque Denúncia, entendendo que ele funciona 24 horas e que a denúncia é totalmente anônima. Nós reforçamos que o sistema não registra nem grava o número ou a ligação, garantindo que o denunciante jamais seja identificado”, afirmou.

A campanha prossegue como parte das estratégias estaduais para fortalecer a segurança pública, promover conscientização e garantir que cada cidadão saiba exatamente onde buscar ajuda em situações de urgência.

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