
OCentro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), unidade hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou, entre os dias 25 e 27 de novembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A programação reuniu servidores, gestores e especialistas para discutir práticas de segurança, estratégias de autocuidado e ações de ergonomia no ambiente laboral.
Com temas voltados à valorização dos servidores, o evento contou com palestras do engenheiro de segurança do trabalho Alan Ramalho; da psicóloga Kátia Freire; e da fisioterapeuta Afrodite Oliveira de Azevedo. Além dos conteúdos técnicos, a Sipat promoveu momentos de integração, dinâmicas, sorteio de brindes e coffee break, fortalecendo o clima de acolhimento entre as equipes.

A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipaa),Aline Regina Matos dos Santos, ressaltou a importância da iniciativa para consolidar práticas mais seguras no cotidiano de trabalho.“A Sipat reforça o compromisso com a proteção e o cuidado com cada servidor. É uma oportunidade para aprendermos, trocarmos experiências e fortalecermos uma cultura de prevenção dentro do Cemetron.”
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, enfatizou que a Sipat é um momento essencial para reforçar boas práticas, prevenir acidentes e fortalecer o ambiente de trabalho.“O servidor é o coração do Sistema Único de Saúde (SUS). Investir em capacitação, prevenção e bem-estar é garantir um atendimento mais seguro, humano e eficiente para a população.”
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipaa), pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Cemetron.
Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Pablo Belo
Secom - Governo de Rondônia