
O vice-prefeito Acacio Ambrosini recepcionou, nesta quinta-feira (27 de novembro), uma comitiva de Costa Rica, município localizado no Leste de Mato Grosso do Sul, na divisa com Goiás e Mato Grosso. Junto ao vice-prefeito da capital sul-mato-grossense do Algodão, Roni Cota, vieram também o secretário de Desenvolvimento, Airton Reis; o subsecretário de Administração, João Carlos Rocha; e os servidores dos setores de Compras e Licitação Wisciany Carrijo, Eva Beatriz e Matheus Chini.
O grupo veio em busca de informações sobre os processos de compras de Sorriso, em especial os realizados por meio de credenciamento de fornecedores. “Sempre estamos em busca de eficiência e queremos conhecer a realidade daqui para adaptarmos à nossa”, explicou Cota.
O grupo sul-mato-grossense foi também recebido pelo secretário-adjunto de Governo, Cledson Assis, e pelo assessor-adjunto de Planejamento de Aquisições e Compras, João Pedro Portilho, que detalharam os avanços da Prefeitura na aquisição de materiais e serviços por meio da inserção de fornecedores locais.
“Nosso primeiro exemplo deste ano foi o credenciamento de papelarias para a disponibilização do vale kit escolar”, declarou Portilho, complementando que o objetivo do credenciamento foi propiciar às crianças beneficiadas com o vale (as que integram os critérios do CadÚnico) poder escolher os materiais que as acompanharão ao longo do ano letivo, bem como incluir as empresas locais no processo.
“Com este movimento, proporcionado pela nova lei de licitações, os credenciamentos vêm se firmando como uma forma de trazer mais agilidade aos processos, movimenta a economia local e estimula os empresários e manterem as empresas sempre regularizadas”, acrescenta o responsável pelos processos licitatórios.
Em outubro, a Prefeitura lançou o aplicativo Credencia + Sorriso para facilitar o acesso de empresas locais aos processos de credenciamento. Em dezembro, a inovação nos processos de compra segue com a apresentação oficial do Compra + Sorriso, plataforma digital que vai reunir todos os setores ligados ao processo de compras, tornando o trâmite mais fluido e menos burocrático.
A comitiva de Costa Rica não é a primeira a vir a Sorriso conhecer os processos de credenciamento. Já passaram pelo Município, por exemplo, representantes de Nova Mutum e Primavera do Leste. No dia 4 de dezembro, por meio de uma videoconferência, ocase de Sorriso será partilhado com a equipe da Prefeitura de Jateí, também em Mato Grosso do Sul.
Com o “Compra + Sorriso”, Prefeitura deve dinamizar processos de licitação e compras
Texto: Nádia Mastella
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).