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Projeto ‘Química com Kids’ promove aprendizado conjunto em escolas públicas de Manaus

Iniciativa do Programa Ciência na Escola incentiva experimentação científica e aproxima estudantes da Química...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
26/11/2025 às 15h56
Projeto ‘Química com Kids’ promove aprendizado conjunto em escolas públicas de Manaus
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Iniciativa do Programa Ciência na Escola incentiva experimentação científica e aproxima estudantes da Química

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Foto: Reprodução/Agência Amazonas
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FOTO: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O Colégio Amazonense Dom Pedro II concluiu, nesta quarta-feira (26/11), o projeto ‘Química com Kids’, desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A ação envolve estudantes do Ensino Médio, bolsistas e voluntários, que levam experimentos científicos para turmas do Ensino Fundamental I de escolas públicas, promovendo um dia de imersão lúdica e interativa no universo da Química.

A iniciativa é coordenada pela professora Laila Pedroza, docente de Química no Dom Pedro II. De acordo com a docente, o projeto surgiu para apoiar os estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das principais dificuldades da disciplina, reforçando conteúdos básicos e estimulando a aprendizagem por meio da prática.

“Nosso objetivo é trabalhar de forma dinâmica aspectos que os alunos ainda apresentam dificuldades, e transformar esses conhecimentos em experiências que possam ser compartilhadas com as crianças das escolas que visitamos. Esse movimento cria vínculos, desperta curiosidade e fortalece o interesse deles pela ciência”, destacou Laila.

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Etapas do projeto

A primeira etapa do “Química com Kids” ocorreu no próprio Colégio Dom Pedro II. Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio selecionaram diversos experimentos químicos, testaram os procedimentos em sala e definiram, em conjunto com a professora, quais práticas seriam aplicadas nas escolas.

Entre os critérios adotados estavam segurança, potencial educativo, interatividade e capacidade de despertar o interesse das crianças. Ao final do processo, nove experimentações foram escolhidas.

Na segunda fase, o grupo passou a visitar outras unidades de ensino. A primeira ação externa ocorreu na Escola Municipal Loris Cordovil, com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Já a culminância deste ano aconteceu na Escola Estadual Barão do Rio Branco, onde uma turma do 3º ano participou das atividades.

Aprendizado pela experiência

Durante as visitas, as crianças vivenciaram experimentos como a ‘Lâmpada de Lava’, para compreender misturas químicas; demonstrações com gelo seco, abordando mudanças de estado físico; e a “tinta invisível”, que explora reações envolvendo ácidos e bases. Em todas as atividades, os materiais utilizados foram pensados para se aproximar da realidade das famílias, valorizando itens que comumente fazem parte do cotidiano doméstico.

Para a bolsista Julyane Oliveira, de 16 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio, participar do PCE transformou sua relação com a disciplina.

“Tem sido uma experiência incrível. A forma como as crianças reagem, perguntam e se animam faz a gente se envolver ainda mais. Hoje eu estudo Química com muito mais vontade e até comecei a pensar em seguir a licenciatura depois do projeto. Ensinar acaba sendo uma forma muito bonita de aprender”, afirmou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
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Foto: Reprodução/Agência Amazonas
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FOTO: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Programa Ciência na Escola

O PCE é uma iniciativa da Fapeam que incentiva a iniciação científica na Educação Básica, oferecendo bolsas para estudantes e professores orientadores. O programa estimula a construção de projetos investigativos que ampliem o interesse pela ciência e promovam práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas do Amazonas.

No estado inteiro, a rede estadual de ensino conta com 646 projetos de PCE ativos em 2025, sendo 196 na capital e 450 nos interiores do Amazonas. No total, 1.938 alunos e 646 professores da rede estadual são contemplados com as bolsas financeiras de apoio científico.

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