
A partir desta quinta-feira (27), Porto Velho recebe a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), que será realizada até domingo (30) no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O evento é organizado pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Semagric (Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
O principal objetivo da Agrotec é fortalecer a agricultura familiar, fomentar o empreendedorismo rural e promover a inovação tecnológica no campo, conectando produtores, investidores, empreendedores e instituições. A feira busca criar um ambiente propício para negócios, troca de experiências e capacitação técnica, além de valorizar o trabalho dos agricultores locais e consolidar Porto Velho como referência no setor agroindustrial da região Amazônica.
O prefeito Léo Moraes reforçou a relevância do evento como vitrine de desenvolvimento econômico e social de Porto Velho. “Queremos que a Agrotec seja mais do que uma feira. Que seja um evento de oportunidades para produtores, empreendedores e investidores, além de um espaço de aprendizado, inovação e fortalecimento da agricultura familiar em Porto Velho”, destacou Léo Moraes.
Para o secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, a Agrotec é estratégica para o fortalecimento da agricultura familiar e do empreendedorismo rural. “A Agrotec tem como missão valorizar a agricultura familiar e estimular a inovação no campo, conectando produtores, técnicos e investidores. Só para ser ter noção do evento cerca de15 agroindústrias virão de outros municípios”, finalizou.
A Agrotec 2025 terá uma programação diversificada, incluindo:
Exposição de produtos da agricultura familiar;
Rodadas de negócios;
Palestras técnicas;
Atividades culturais e esportivas;
Atrações voltadas ao turismo rural e à sustentabilidade;
Desafio Rio Madeira Extreme (Corrida de Caiaque, canoa, voadeira, rabeta e jet ski)
Exposição de máquinas e equipamentos;
1º Fórum + Leite RO e ainda a Maratona Madeira Agro Spark.
A expectativa da organização é receber milhares cerca de 40 mil visitantes ao longo dos quatro dias, movimentando a economia local e consolidando Porto Velho como um protagonista no setor agroindustrial amazônico. A prefeitura reforça que a entrada é aberta ao público, das 8h às 21h, com uma programação diversificada para que todos os visitantes aproveitem a feira de forma segura e organizada.
Texto:André Oliveira
Fotos:Jean Carla Costa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)