
Em alusão ao Dia do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), promoveu na manhã desta terça-feira, 25, a tradicional Festa do Doador.
A atividade integra a programação da Semana do Doador, que iniciou no domingo, 23, com a Corrida pela Vida. A ação tem como objetivo reconhecer a contribuição dos doadores regulares, incentivar novos voluntários e reforçar a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros para atender a população acreana.
A celebração reuniu servidores, parceiros e doadores para um momento de reconhecimento e agradecimento àqueles que ajudam a manter os estoques de sangue em níveis seguros. Ao longo da manhã, os voluntários foram recebidos com atividades especiais, homenagens, entrega de brindes e lanches, e puderam participar de sorteio de brindes.

A gerente-geral do Hemoacre, Thereza Picado, reforçou que as comemorações são uma forma de valorizar quem doa regularmente e incentivar novos voluntários.“Estamos dando continuidade às atividades da Semana do Doador, que começou no domingo com a nossa Corrida pela Vida, um sucesso absoluto. Hoje recebemos nossos doadores na festa tradicional, um dia muito especial para nós. Embora para nós do Hemoacre o dia do doador seja todos os dias, aproveitamos a data para agradecer e convidar a população a manter essa corrente de solidariedade o ano todo”, destacou.
A secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, destacou a relevância do gesto solidário para o sistema de saúde. “Cada doação pode salvar até quatro vidas. E o Acre não abastece apenas o próprio estado; também atendemos demandas do Amazonas e de Rondônia. Por isso, precisamos do apoio contínuo dos voluntários para fortalecer nosso sistema de doação”, afirmou.

Entre os participantes da programação estavam doadoras que já contribuem há algum tempo com o banco de sangue do Acre e aproveitaram a data para realizar mais uma doação e participar da festa preparada pelo Hemoacre. Para elas, o gesto solidário é uma forma simples e humana de ajudar quem precisa.
A doadora Marlene Batista destacou que o que a move é a chance de fazer a diferença na vida de outras pessoas. “O que me motiva é saber que estou ajudando alguém, salvando vidas. Venho três vezes ao ano, é rápido, não dói, e somos muito bem acolhidos aqui. Vale a pena ajudar”, afirmou.
Já Maria Cristina Souza contou que a experiência sempre é tranquila e gratificante. “Já estou na minha terceira doação. Considero essa ação importante porque estamos ajudando outras pessoas, salvando vidas, e a doação é sempre muito tranquilo”, disse.
The post Festa do Doador do Hemoacre homenageia voluntários e mobiliza população para doar sangue appeared first on Noticias do Acre .