
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu nesta terça-feira (25), por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), um encontro para marcar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado mundialmente nesta data e instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. A agenda ocorreu no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB/RO), com ciclo de palestras, roda de conversa e mobilização social.
Mesmo de forma remota, a deputada estadual e procuradora especial da Mulher, Ieda Chaves (União Brasil), afirmou em vídeo que a data representa compromisso e conscientização. “A violência contra a mulher tem muitas faces, física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. É uma violação aos direitos humanos que precisa acabar. A ação de hoje, em Porto Velho, trouxe temas fundamentais para o combate e a prevenção da violência que tantas mulheres enfrentam diariamente”, disse.
Especialistas de diferentes áreas integraram a programação. A delegada da Polícia Civil, Adriana Parente, abordou o tema “Violência Doméstica: Vítima é Vítima!”. A presidente da Comissão de Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra da OAB/RO, Rafaela Albuquerque, tratou dos “Aspectos da solidão da mulher negra”. A psicóloga Iara Thuanny Muniz da S. Cahú, especialista em saúde mental e políticas de cuidado, discutiu “Educação que Liberta: Prevenção da Violência contra a Mulher desde a Infância”, com reflexões sobre proteção, acolhimento e bem-estar.
Espaços de Decisão
Ieda Chaves reforçou a necessidade de ampliar a presença feminina nos espaços de decisão, inclusive, motivo da pauta da 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais, promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Brasília (DF). “Um movimento para que tenhamos mais mulheres na política. Assim, a gente pode avançar com mais rapidez nas questões que só nós sabemos, que só nós sentimos. Seguimos juntas em todos os espaços para garantir respeito, segurança e dignidade para cada mulher rondoniense”, afirmou.
21 Dias de Ativismo
A atividade marcou também o início da campanha internacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. O movimento busca fortalecer ações de prevenção, proteção e promoção da igualdade, com foco na garantia de direitos e na mobilização social.
Registros
O ‘Encontro com Elas’ recebeu autoridades políticas de Candeias do Jamari, Jaru e Cerejeiras, além de um grupo de pessoas ligadas à Legião da Boa Vontade (LBV).
Texto: Etiene Gonçalves | Jornalista
Foto: Divulgação