
Mato Grosso, um dos maiores exportadores do agronegócio brasileiro, alcançou um marco importante com o lançamento do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), nesta segunda-feira (24), em Cuiabá. A nova unidade amplia a atuação do estado no cenário nacional e internacional. o deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou do evento realizado em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e que reuniu autoridades políticas, empresários e representantes do setor produtivo.
“Parabenizo Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, e o ministro Carlos Fávaro, que se empenharam nesta empreitada. Quem ganha com tudo isso é a economia mato-grossense, que certamente terá mais mercados. Isso representa mais emprego, mais renda e crescimento econômico. Mato Grosso hoje é um dos grandes exportadores e líder na produção de grãos e carne, contribuindo fortemente para a balança comercial. A chegada do escritório da ApexBrasil em Cuiabá é o reconhecimento do governo federal à importância da economia mato-grossense para o PIB do país. É o governo dizendo: ‘Parabéns, Mato Grosso!’, ao instalar um órgão que aproxima o produtor das entidades representativas e dos grandes mercados internacionais”, destacou o parlamentar.
O presidente da ApexBrasil lembrou que a entidade foi criada em 2003, com 11 representações internacionais e que a instalação de um escritório em Mato Grosso fortalece ainda mais sua atuação no Brasil, país que exerce grande protagonismo global. Ele reconheceu que o estado avançou significativamente e hoje é responsável por cerca de um terço do saldo positivo da balança comercial brasileira - aproximadamente US$ 30 bilhões ao ano.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou que a parceria entre o governo federal e a ApexBrasil, iniciada este ano, tem transformado diplomacia em oportunidades reais de negócios. Para ele, a instalação de um escritório em Mato Grosso reforça o potencial do agronegócio local e deve impulsionar ainda mais as exportações brasileiras.
Levantamento - O estudo “Oportunidades de Exportação e Investimentos – Mato Grosso”, publicado pela ApexBrasil, mostra que o estado liderou as exportações do centro-oeste em 2024, respondendo por 55% das vendas externas e somando US$ 27,6 bilhões, principalmente do setor agropecuário. A China segue como principal destino, absorvendo 32,7% do total exportado.
O levantamento também identifica 1.235 oportunidades tradicionais de exportação, distribuídas em 21 setores e envolvendo 32 produtos, com destaque para carne bovina, soja, milho, algodão, farelo de soja e óleos vegetais. Há forte demanda de países como China, Chile, EUA, Egito, Emirados Árabes, República Tcheca, Itália, Vietnã, Coreia do Sul e Portugal.
A instalação do escritório da ApexBrasil em Cuiabá simboliza um novo capítulo para o desenvolvimento do estado.