
O projeto DNA do Brasil iniciou as atividades em Cruzeiro do Sul na manhã desta segunda-feira, 24, com uma ação realizada na Escola Craveiro Costa. No turno da tarde, o trabalho seguiu na Escola Flodoardo Cabral. Na terça-feira, 25, a programação será destinada aos estudantes da Escola Dom Henrique Ruth.
O projeto é desenvolvido em parceria entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e Idecace [Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte]. A iniciativa inclui avaliação física, psicológica e vocacional de estudantes, além de ações voltadas à descoberta de talentos esportivos. O atleta olímpico Jadel Gregório participa das atividades nas escolas.

Entre os estudantes que acompanharam as ações nesta segunda-feira está Nátaly França, 16 anos, aluna da Escola Craveiro Costa. Para ela, o projeto contribui para a prática esportiva. “Eu sou atleta e achei importante trazerem esses equipamentos, como bolas de vôlei e handebol, que a escola precisava. A palestra ajudou a motivar quem tem o sonho de seguir no esporte. Ele contou a história dele e mostrou que é possível alcançar os objetivos”, afirmou.
O assessor do Ensino Médio Integral da Representação da SEE em Cruzeiro do Sul, Rodrigo Moreira Andrade, destacou que o programa identifica o perfil biológico dos alunos e auxilia na orientação esportiva. “O DNA do Brasil analisa o potencial dos estudantes que possam seguir carreira no esporte. A presença do Jadel Gregório é importante porque ele compartilha a trajetória que viveu e mostra que os desafios podem ser superados. Hoje ele esteve na Escola Craveiro Costa, à tarde segue para a Escola Flodoardo Cabral e amanhã estará na Escola Dom Henrique Ruth”, explicou.

Rodrigo informou que o projeto está sendo aplicado inicialmente nas escolas integrais, mas a expectativa é de ampliação. “A parceria entre o governo e o DNA do Brasil deve alcançar outras unidades. Nossas escolas têm potencial e muitos estudantes com perfil esportivo”, completou.
O presidente do Instituto Idecace, Wilson Cardoso, apresentou as etapas do trabalho que será realizado com os estudantes. Segundo ele, o projeto atende atualmente 350 mil crianças no país. “O DNA do Brasil permite fazer um rastreamento do desenvolvimento do aluno, tanto na área esportiva quanto na saúde. Avaliamos indicadores como peso, resistência à insulina e autoestima. Também fazemos avaliação vocacional. Essas informações servem de base para o trabalho educacional nas escolas”, explicou.
Wilson afirmou que o Acre está recebendo uma metodologia aplicada em centros de referência do país. “Nós já formamos campeões e colaboramos com a preparação de atletas para os Jogos Olímpicos. Agora, trazemos essa experiência para as escolas do Acre. A meta é contribuir para a evolução educacional e esportiva dos estudantes”, disse.
O estudante Pedro Arthur, 15 anos, da Escola Craveiro Costa, ressaltou a importância da ação. “Eu gosto de corrida, futebol e boxe. A palestra incentiva quem não tem apoio. Eles fazem testes físicos e ajudam a descobrir talentos”, comentou. O projeto segue em execução nas escolas integrais de Cruzeiro do Sul e deve ser ampliado para outras unidades da rede estadual.
The post Estudantes de Cruzeiro do Sul participam de atividades do projeto DNA do Brasil appeared first on Noticias do Acre .