
As escolas de anos finais do ensino fundamental da rede pública de todo o Brasil iniciam nesta segunda, 24, o processo oficial de escolha das obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Literário, destinado aos estudantes do 6º ao 9º ano.
No Acre, escolas da rede, tanto rurais como urbanas, de todos os municípios, já podem fazer o registro das escolhas no Sistema PNLD Digital, que prosseguirá aberto até 8 de dezembro, conforme o cronograma nacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Além disso, o governo federal disponibilizou para as escolas o Guia Digital do PNLD Literário , que reúne todas as obras aprovadas, resenhas, textos completos e orientações pedagógicas. O guia já está disponível para consulta e deve ser utilizado como referência central para análise e seleção dos títulos que comporão os acervos literários das escolas.
Seguindo as diretrizes nacionais, a escolha deve ser realizada de forma coletiva e democrática, envolvendo professores, gestores e equipe pedagógica. As decisões devem considerar o projeto pedagógico da escola, o perfil dos estudantes e as características da comunidade escolar. Após a escolha das obras, a unidade de ensino deve preencher a Ata de Escolha, disponível no próprio Guia Digital, e anexá-la ao sistema no momento do registro.
As obras estão organizadas em duas categorias:
A quantidade de acervos que cada escola receberá será proporcional ao número de estudantes matriculados em cada categoria.
A chefe da Divisão de Livro Escolar da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), Carmem Braga, destaca que esta é uma etapa essencial para a construção de práticas de leitura mais significativas nas escolas. “O PNLD Literário é uma oportunidade de as escolas escolherem obras que dialogam com seus projetos e com os interesses dos estudantes. Esse processo democrático fortalece a formação de leitores e amplia o repertório cultural dos nossos alunos”, afirma.
Para o secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, é importante que todas as equipes escolares estejam engajadas desde o primeiro dia do processo: “Queremos que cada escola participe ativamente, analisando o Guia Digital, debatendo as obras e fazendo escolhas conscientes. A literatura tem um papel essencial no desenvolvimento integral dos estudantes, e essa decisão deve refletir o compromisso da rede com a aprendizagem e com a construção de uma educação mais humana e plural”.
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