Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Estado empossa novos membros do Conselho da Pessoa com Deficiência do Acre

Consolidando uma iniciativa fundamental para a criação e o fortalecimento de políticas públicas, o governo do Acre por meio da Secretaria de Estado...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
24/11/2025 às 15h31
Estado empossa novos membros do Conselho da Pessoa com Deficiência do Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Consolidando uma iniciativa fundamental para a criação e o fortalecimento de políticas públicas, o governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), empossou nesta segunda-feira, 24, os representantes titulares e suplentes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede).

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Nova composição atuará até 2027. Foto: Fernando Santos/SEASDH
Nova composição atuará até 2027. Foto: Fernando Santos/SEASDH

A solenidade foi realizada na sala dos conselhos, na sede da SEASDH, e reuniu 16 membros divididos entre titulares e suplentes em caráter paritário, entre órgãos públicos e sociedade civil. O Conede é um órgão de deliberação colegiada, de normatização, controle e fiscalização do direito das pessoas com deficiência nas políticas públicas, integrante da estrutura da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e instituído pela Lei nº 4.501, de 17 de dezembro de 2024.

No ato de posse, a secretária adjunta da pasta estadual, Amanda Vasconcelos, deu abertura ao processo para o biênio 2025-2027 e destacou a importância desse passo.

“Nós aqui na secretaria trabalhamos com 14 conselhos de direitos fundamentais. Eu fico feliz porque são ações muito importantes, que vão contribuir demais para a política. E enfatizo que a secretaria entra como parceira nessas construções”, disse a gestora.

Continua após a publicidade
Anúncio
Secretária adjunta destacou que a pasta está à disposição para iniciativas dos conselhos. Foto: Felipe Almeida
Secretária adjunta destacou que a pasta está à disposição para iniciativas dos conselhos. Foto: Felipe Almeida

Para os próximos anos, alguns pontos exigem prioridade nas discussões, como a criação do fundo para pessoas com deficiência, o plano estadual e também a implementação do programa Viver Sem Limites, referente a um plano do governo federal que visa garantir direitos a essa comunidade, promovendo cidadania e combatendo a discriminação.

Após a formalização, os membros realizaram a primeira reunião do conselho, que tratou sobre a eleição do novo presidente do Conede. Durante a discussão, por unanimidade, os representantes optaram pela continuação do mandato da presidente Ana Lúcia Cunha, que também representa o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência Física do Acre (Capedac), e da vice Joana D’arc Silva, representante da divisão na diretoria de Direitos Humanos do Estado.

Mandato de Ana Lúcia Cunha irá continuar pelo próximo biênio. Foto: Felipe Almeida
Mandato de Ana Lúcia Cunha irá continuar pelo próximo biênio. Foto: Felipe Almeida

Ana Lúcia frisa que o momento representa novas responsabilidades e desafios. “Saber que o meu nome é lembrado como referência, de certa forma é uma grande responsabilização, mas que também me dá mais motivação para continuar. Então é isso: desafio, mas também motivação”, explicou.

A suplente da Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Acre (Adevi), Ulda Veloso Rodrigues, ressaltou a relevância desse momento para ela como pessoa com deficiência e como conselheira: “Para mim é muito importante. Aqui a gente tem o nosso direito de fala, e isso já faz toda a diferença. Estar novamente no conselho me permite continuar atuando, buscando soluções e novas iniciativas”, realçou.

Ato representa a cooperação e diálogo entre governo do Estado e órgãos de controle. Foto: Fernando Santos/SEASDH
Ato representa a cooperação e diálogo entre governo do Estado e órgãos de controle. Foto: Fernando Santos/SEASDH

A nomeação publicada no Diário Oficial compõe representantes governamentais e organizações da sociedade civil, sendo as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), de Saúde (Sesacre), de Educação e Cultura (SEE), de Obras Públicas (Seop), de Turismo e Empreendedorismo (Sete), de Esporte e Lazer (Seel), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Acre (Adevi), a Associação Paradesportiva Acreana (APA), o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), a Associação Família Azul do Acre (Afac), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC).

The post Estado empossa novos membros do Conselho da Pessoa com Deficiência do Acre appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários