
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Organização em Centros de Atendimento (OCA), celebrou no último sábado, 22, no AFA Jardim, os 15 anos da instituição com a primeira edição do Prêmio OCA de Reconhecimento Público. A celebração reuniu servidores, autoridades e representantes de instituições parceiras em um evento marcado pelo reconhecimento de trajetórias que fortalecem a excelência da política de atendimento ao cidadão e uma gestão pública eficiente e comprometida com o desenvolvimento do estado.

Com mais de 19,9 milhões de atendimentos já realizados desde sua criação, a OCA consolidou-se como uma das políticas públicas mais relevantes no fortalecimento da cidadania no Acre. Em sua fala de abertura, a diretora da OCA, Fran Brito, destacou que o prêmio reconhece não apenas resultados, mas valores.
“Hoje celebramos pessoas que fazem a diferença. Cada servidor, cada instituição parceira e cada gestor público constrói, todos os dias, a ponte entre o Estado e o cidadão. Este evento é uma homenagem ao compromisso, ao esforço e à sensibilidade que movem a nossa política de atendimento e a todos que tem ajudado a consolidar a moralização do serviço público do Acre”, afirmou.

O secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, afirmou que o prêmio representa o reconhecimento de um trabalho construído de forma coletiva, ao longo dos 15 anos da instituição. “A OCA é resultado da dedicação de servidores que acreditam no serviço público. Valorizá-los é reconhecer que cada atendimento faz diferença na vida de alguém. Esta premiação reforça o compromisso do governo em apoiar e incentivar quem está todos os dias garantindo que o cidadão seja bem atendido.”
A cerimônia reservou um momento especial para reconhecer as raízes que deram origem à trajetória da OCA. Em um gesto de agradecimento e memória, foi prestada uma homenagem póstuma à Sídia Maria Gomes, primeira diretora da instituição.

A homenagem foi recebida por seu familiar, Marconi Gomes, que representou a família em um momento marcado por emoção e reconhecimento.
A cerimônia também entregou o Prêmio de Reconhecimento Público às autoridades que, com uma atuação comprometida e inspiradora, dedicam-se para o fortalecimento de uma gestão pública mais humana, acolhedora e eficiente. Entre as homenageadas, receberam o reconhecimento:

As duas foram destacadas pelo apoio permanente à construção de um serviço público mais acessível, integrado e comprometido com os direitos da população.

“Entre todas as homenagens que recebi nos últimos anos esta tem um significado especial. Ela celebra uma política pública construída com humanidade e isso sempre guiou minha atuação. Agradeço ao secretário Paulo Roberto, à diretora Fran e a toda equipe da OCA pelo cuidado, zelo e respeito que têm com a população acreana”, declarou Janete.
Na categoria Parceria de Excelência, foram reconhecidos:

As instituições ganharam o destaque pela dedicação em atender com qualidade, respeito e alinhamento à Política de Atendimento do Estado, com base em dados extraídos pela Ouvidoria da OCA, onde apresentaram elevados índices de manifestações positivas e satisfação da população com atendimento.
Uma das surpresas da noite foi a entrega do prêmio Parceria de Excelência – Figura Pública, categoria que destaca personalidades que, mesmo não integrando a estrutura da OCA, atuaram de forma decisiva para ampliar, fortalecer e facilitar o trabalho das unidades ao longo do ano.

O homenageado da noite foi o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Minoru Martins Kinpara, reconhecido pela parceria constante e pelo apoio indispensável às ações da OCA ao longo do ano. Sua atuação foi destacada como decisiva para iniciativas culturais, comunitárias e educativas que se somaram à política de atendimento.
O ponto culminante da cerimônia foi a entrega dos prêmios Destaques da OCA, concedidos aos servidores que se destacaram pelo comprometimento e dedicação que ajudaram a promover um serviço público inclusivo, acolhedor, com qualidade e excelência.

Ana Letícia Oliveira, uma das servidoras premiadas na categoria, compartilhou a emoção de ter sido reconhecida. Durante sua declaração, ela comentou sobre o significado do trabalho que realiza diariamente.

“Atender na OCA Virtual é estar presente mesmo quando não estamos frente a frente. A gente não vê todos os cidadãos, mas sente o impacto da nossa resposta na vida dele. Ser reconhecida por isso me faz acreditar que cada orientação enviada, cada dúvida resolvida e cada esforço têm valor.”

A celebração dos 15 anos reforçou a importância da integração, das parcerias, da valorização profissional e da presença do Estado na vida das pessoas, consolidando o compromisso de oferecer um serviço público cada vez mais humano, eficiente, ético e acolhedor.
The post Governo do Acre celebra 15 anos da OCA com noite de homenagens a servidores, parceiros e lideranças comprometidas com a cidadania appeared first on Noticias do Acre .