
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), realizou nesta semana, entre segunda-feira, 17, e esta sexta, 21, um estudo diagnóstico para identificar potenciais roteiros de turismo rural nos municípios de Epitaciolândia, Brasileia, Xapuri e Acrelândia. A iniciativa busca mapear experiências e empreendimentos que possam integrar futuros roteiros que envolvem café, cachaçaria artesanal, produção de doces, laticínios, hortas e outras vivências rurais.
A ação também incluiu oficinas orientativas para o registro de empreendimentos no Cadastro da Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF), etapa necessária para futura adesão ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. O Cadastur garante mais credibilidade aos profissionais e empresas do setor, ampliando acesso a programas de capacitação, feiras, linhas de crédito e maior visibilidade no mercado.
Para o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, o estado do Acre tem potencial para o desenvolvimento do turismo rural: “O Acre tem produtores de café, de cachaça artesanal, doces, laticínios e muitos outros com grande potencial de receber turistas interessados em conhecer o processo de produção daquele produto. Essa é uma iniciativa necessária, então a Sete está à disposição para orientar e incentivar os próximos passos para o desenvolvimento do turismo rural no Acre.”

A coordenadora de Regionalização da Sete, Rita Ramos, reforçou que o objetivo da ação é identificar produtores aptos a receber turistas, seja com alimentação, hospedagem ou vivências rurais: “Ao visitar cada comunidade, conhecemos os produtos do colono, avaliamos sua estrutura e orientamos sobre a importância de possuir o cadastro no CAEPF, que é reconhecido pelo Ministério do Turismo.”
Segundo a coordenadora, muitos produtores já recebiam visitantes sem perceber que isso poderia gerar renda: “Explicamos que atividades como mostrar o plantio do café, a produção de leite, queijo ou doces, ou mesmo oferecer refeições, podem ser serviços turísticos remunerados. Cerca de 80% dos produtores visitados já manifestaram intenção de se cadastrar e estão sendo orientados a buscar apoio das prefeituras, que já estão aptas para prestar apoio em caso de dúvidas. Acreditamos que haverá grande adesão ao processo”, enfatizou.

Para Aloísio David Oliveira, CEO da Ligeirinho Agroindústria, que engloba a produção da Aquiry Cachaçaria, a iniciativa do governo do Estado em Acrelândia fortalece produtores e amplia oportunidades: “A visita de vocês, não só para mim, mas como em todas as outras que nós passamos, tem viabilidade e tem uma necessidade absurda. A gente tem bons lugares com grandes potenciais, pessoas querendo trabalhar, entrar nesse segmento do turismo e tem toda estrutura e expertise necessária para isso”.
Segundo Aloísio, a parceria beneficia os empresários do município, tanto em visibilidade quanto em vendas, porque ajuda a mostrar os produtos regionais: “Todas as pessoas que conheceram o trabalho de vocês, essa parceria, gostaram, aprovaram e vão se inscrever. E claro que também vamos nos inscrever porque a gente quer mostrar para todo mundo o trabalho que a gente faz, mostrar para as pessoas que não conhecem a nossa cultura, a nossa região, flora e fauna, o que a gente faz aqui, que é um ótimo trabalho”, destacou.

Priscila Fernanda Brito, chefe da Divisão do Cadastur da Sete, destacou a atuação conjunta com o setor de regionalização para o avanço do turismo rural no estado: “Nós estivemos realizando ações, conversando com os pequenos produtores, para falar sobre a crescente demanda do turismo rural e do potencial do turismo rural dentro do nosso estado, apresentando a esses produtores a oportunidade deles estarem dentro do programa do Cadastur. Ou seja, fazendo a sensibilização de que agora eles podem ser cadastrados como produtores rurais que prestam serviços turísticos”, disse.

“Nós reconhecemos quais eram esses produtores, produtores de café, de cachaça artesanal, doces, laticínios, hortas, fizemos esse reconhecimento e visitamos in loco , apresentando a oportunidade e o potencial desses produtores para futuramente receber turistas e estarem cadastrados dentro da plataforma do Cadastur, tendo a visibilidade, o reconhecimento como produtores rurais que recebem turistas”, destacou Priscila.
The post Governo realiza estudo diagnóstico e orienta registro de empreendimentos para incentivar turismo rural com rota do café, cachaçaria, doces e laticínios no Acre appeared first on Noticias do Acre .