
Para celebrar a cultura negra, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou, na tarde desta quinta-feira (20), uma ação especial com várias atividades na Praça da Liberdade. O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio da Assistência Social e Habitação, COMPIR e Câmara de Vereadores.
A tarde contou com dança, música, roda de capoeira, desfile cultural e outras apresentações que valorizaram a identidade e a história da comunidade negra.
“A minha bandeira é o ser humano”, destacou a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, em sua fala. Ela completou: “Nós conhecemos a história e sabemos o quanto as pessoas negras já sofreram, mas hoje elas têm oportunidades e o direito de mostrar sua potencialidade. A minha bandeira é o ser humano. Aqui dentro todos temos coração, temos sentimentos, o mesmo sangue. Não há diferenças. É por isso que estamos aqui, para mostrar que somos todos iguais”.
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, falou sobre a união dos coletivos culturais:
“Hoje nós temos vários coletivos reunidos para celebrar e se orgulhar da cultura negra, especialmente como ela se expressa em Lucas do Rio Verde. É um dia de festa, mas também de reflexão sobre igualdade e equidade”, disse.
A vereadora Débora Carneiro, mulher negra e representante da comunidade, lembrou a importância da data:
“Estou em Lucas do Rio Verde há 16 anos e nunca participei de um evento tão idealizado diretamente para os negros. Essa data existe por causa da resistência de Zumbi dos Palmares. Ele lutou pela liberdade. Nós somos pretos sim, mas temos história. Carregamos uma história que também construiu este país”.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
Um dos momentos mais aguardados da noite foi o desfile temático, dividido em cinco blocos que representaram diferentes expressões da cultura negra.
Foi uma tarde muito agradável, com reflexão, representatividade e valorização.