Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Trabalho integrado de enfermagem e fisioterapia fortalece desempenho dos atletas rondonienses durante Paralimpíadas Escolares 2025

Apresença de profissionais dedicados tem sido essencial para o desempenho da delegação de Rondônia nas Paralimpíadas Escolares 2025, realizadas no ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
21/11/2025 às 11h21
Trabalho integrado de enfermagem e fisioterapia fortalece desempenho dos atletas rondonienses durante Paralimpíadas Escolares 2025
A técnica de enfermagem Rita Ronise, 56 anos, de Porto Velho integra a delegação rondoniensenas Paralimpíadas Escolares 2025

Apresença de profissionais dedicados tem sido essencial para o desempenho da delegação de Rondônia nas Paralimpíadas Escolares 2025, realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Entre os destaques da equipe multidisciplinar está o trabalho prestado na área de saúde e apoio técnico, que garante segurança, prevenção de lesões e acompanhamento direto aos estudantes-atletas durante toda a competição.

A técnica de enfermagem Rita Ronise, 56 anos, de Porto Velho integra a delegação rondoniense e atua em Jacy-Paraná, onde participa duas vezes por semana das atividades do Projeto T Ativo, direcionado exclusivamente a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também graduada em educação física, Rita já treinou modalidades como atletismo e bocha e, atualmente é contratada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jacy-Paraná, contribuindo com experiência prática e sensibilidade no atendimento aos participantes. “Eu faço questão de me aproximar deles antes mesmo das competições começarem. Converso, escuto, passo segurança, porque quando eles precisam de atendimento não podem me estranhar. O cuidado acontece com confiança. O esporte paralímpico já faz parte da minha vida, é algo que não sai mais da minha rotina e do meu coração e, sempre estou envolvida em atividades que fortalecem esse movimento.”

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Outro pilar essencial no cuidado aos atletas é a fisioterapia
Outro pilar essencial no cuidado aos atletas é a fisioterapia

Outro pilar essencial no cuidado dos atletas é a fisioterapia. O fisioterapeuta Fabrício Teixeira que acompanha a delegação nas etapas nacionais e participa pela primeira vez das Paralimpíadas Escolares destacou a importância desse suporte. “Os fisioterapeutas atuam desde a fase de treinamento até o pós-evento, com o objetivo de evitar lesões relacionadas ao esforço intenso e à repetição de movimentos. A prevenção de lesões é uma das nossas principais funções, com estratégias como o fortalecimento muscular, alongamento, correção postural e o uso de recursos como bandagens.”

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou o papel dos profissionais na competição. “O cuidado com a saúde física e emocional dos nossos atletas é tão importante quanto o treinamento. A dedicação dos profissionais envolvidos fortalece o esporte escolar e permite que nossos estudantes tenham condições plenas de competir e evoluir.”

A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, reforçou a importância da atuação integrada. “A presença de profissionais qualificados, atentos às necessidades dos estudantes demonstra o compromisso da gestão estadual com um atendimento completo. Isso garante segurança, acolhimento e contribui de forma decisiva para o desempenho esportivo e pessoal dos nossos atletas.”

Continua após a publicidade
Anúncio

A atuação da equipe multidisciplinar acompanha a trajetória dos estudantes desde o ambiente escolar até as competições nacionais, fortalecendo o cuidado integral e ampliando as oportunidades de desenvolvimento dentro do movimento paralímpico.

Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários