Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Deputado Wilson Santos destaca decisão de ministro do STF sobre suspensão de consignados

Supremo Tribunal Federal (STF) negou liminar apresentada pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) contra o Decreto Legislativo nº ...

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
19/11/2025 às 15h55
Deputado Wilson Santos destaca decisão de ministro do STF sobre suspensão de consignados
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) utilizou a tribuna, nesta quarta-feira (19), para elogiar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que solicitou informações à Assembleia Legislativa e ao Governo de Mato Grosso sobre o Decreto Legislativo nº 79/2025 que suspende por até 120 dias as cobranças de empréstimos consignados na folha dos servidores públicos. A medida foi alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), que contesta a suspensão dos descontos.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

“Parabenizo o ministro André Mendonça por ter negado a liminar dessa confederação que tenta anular um decreto aprovado de forma unânime pela Assembleia Legislativa. Já foram identificados contratos irregulares, com juros abusivos, inconsistências, ausência de autorizações formais e extrapolação dos limites legais da margem consignável. Agora, teremos cinco dias para apresentar todos os documentos e provas sobre a atuação das empresas consignatárias contra os servidores públicos de Mato Grosso”, afirmou o parlamentar.

Após o envio das informações pelos órgãos públicos, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também deverão se manifestar, cada uma no prazo de cinco dias. “André Mendonça agiu corretamente ao não conceder a liminar. Com isso, o decreto legislativo permanece em vigor. Reforço que a Assembleia Legislativa agiu de forma cívica, patriótica e respeitosa com a categoria dos servidores públicos”, destacou Wilson.

Lei da Pesca -  Mesmo ao elogiar o ministro, Wilson Santos lembrou que mantém críticas à sua postura em relação às Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs n°. 7471, n°.7514 e n°.7590, que questionam a Lei nº 12.197/2023 , conhecida como Lei da Pesca, que proíbe o transporte, armazenamento e comercialização de pescado por cinco anos (2024–2029). O parlamentar reforçou que o julgamento do mérito segue pendente.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Esse processo está parado há dois anos, sem votação e impedindo que outros ministros do STF possam se manifestar. Mais de dez entidades já se posicionaram contra essa norma. Tenho sido firme ao criticar o ministro André Mendonça por manter esses processos parados, sem votar e sem decidir. Se critico sua atuação na Lei da Pesca, subo hoje à tribuna para elogiá-lo por sua postura correta e imparcial ao negar liminar ao sistema bancário nacional. A política dá muitas voltas e precisamos ter maturidade para compreendê-las”, concluiu Wilson Santos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários