Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Ações e parcerias que aceleram a Regularização Ambiental são evidenciadas pelo governo de RO na COP30

Ogoverno de Rondônia participou na terça-feira (18), do painel “Regularização Ambiental: os caminhos do Código Florestal para transformar paisagens...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
19/11/2025 às 12h52
Ações e parcerias que aceleram a Regularização Ambiental são evidenciadas pelo governo de RO na COP30
Governo de Rondônia apresentou os avanços do estado na análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na recuperação de áreas degradadas e nas parcerias que têm acelerado a regularização ambiental

Ogoverno de Rondônia participou na terça-feira (18), do painel “Regularização Ambiental: os caminhos do Código Florestal para transformar paisagens e realidades” durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), onde apresentou os avanços do estado na análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na recuperação de áreas degradadas e nas parcerias que têm acelerado a regularização ambiental. Também foi destacada a cooperação entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e entidades parceiras, que vem facilitando a regularização em assentamentos e ampliando a recuperação de áreas protegidas.

Rondônia contabiliza mais de 177 mil cadastros ambientais rurais, com 54 mil análises técnicas realizadas e 11 mil aprovações, além do mapeamento de 10 mil imóveis com passivos prioritários, a maioria pertencente a pequenos produtores que dependem de apoio institucional para avançar na regularização.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Os mutirões integrados se tornaram um grande diferencial: em dois anos, foram 16 edições que atenderam mais de 3 mil produtores e resultaram em 2.300 aprovações, 62% das recentes. Nessas ações, os produtores têm acesso à correção do CAR, à assistência técnica, à adesão ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), aos programas de restauração e ao Floresta+ Amazônia (apoia quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa). Como resultado, o estado já soma 440 mil hectares em processo de regularização, incluindo 12 mil hectares de Áreas de Preservação Permanentes (APPs), 21 mil hectares de Reservas Legais em recuperação e 27 mil hectares de compensações em áreas de alto valor de conservação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o estado tem trabalhado para alinhar produção, conservação e desenvolvimento responsável. “Rondônia tem avançado de forma consistente na implementação de iniciativas que aceleram o cumprimento do Código Florestal. O trabalho é resultado da adoção de estratégias integradas que aproximam o produtor das ferramentas necessárias para regularizar suas propriedades”, ressaltou.

Rondônia contabiliza mais de 177 mil cadastros ambientais rurais
Rondônia contabiliza mais de 177 mil cadastros ambientais rurais

MUTIRÕES INTEGRADOS

Continua após a publicidade
Anúncio

O Projeto ASL Brasil (Paisagens Sustentáveis da Amazônia– Amazon Sustainable Landscapes) tem desempenhado papel central no avanço da regularização ambiental em Rondônia, apoiando a realização de mutirões integrados para análise, retificação e aprovação de Cadastros Ambientais Rurais (CAR). Em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), o projeto também fortalece a elaboração dos Programas de Regularização Ambiental de Propriedades Rurais (Pradas) para pequenos produtores, oferecendo cadastramento para recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) e acesso ao pagamento por serviços ambientais pelo Floresta+ Amazônia.

Além dos mutirões, o ASL apoiou a Sedam e a Emater-RO com aquisição de veículos, computadores, notebooks, drones, suporte logístico e capacitação técnica para aprimorar a execução das ações e o acompanhamento da regularização ambiental. O projeto também financia a recuperação de 500 hectares de APP e RL, em execução pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Ecoporé .

O titular da Coordenadoria de Regularização Ambiental Rural (Conrar), Geovani Marx Rosa, salientou que os avanços de Rondônia na regularização ambiental são resultados baseados em cooperação, capacitação técnica e fortalecimento institucional. “O desempenho do estado reflete a articulação entre o governo de Rondônia, projetos internacionais e organizações locais, que têm somado esforços para ampliar a capacidade de análise do CAR. A partir de 2021, iniciativas da ASL Brasil possibilitaram a contratação de equipes especializadas, acelerando as análises e fortalecendo o trabalho técnico da Sedam.”

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, as ações da pasta são baseadas em resultados concretos e na ampliação das parcerias que fortalecem a regularização ambiental no estado. “O que apresentamos na COP30 reflete o esforço integrado de toda a nossa equipe e dos parceiros que caminham ao lado de Rondônia. Temos avançado na análise do CAR, na recuperação de áreas degradadas e na ampliação das ações que dão segurança jurídica ao produtor rural, sem deixar de lado a proteção dos nossos ecossistemas”, destacou.

Fonte
Texto: Jorge Fernando
Fotos: Diogo Martins Rosa
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários