
Em continuidade à política de capacitação técnica de servidores, o governo de Rondônia realizou, nos dias 17 e 18 de novembro, o curso “Sobrevivência Policial Jurídico-Administrativa”, no auditório da Fazenda Futuro, em Porto Velho. A formação integra o cronograma de cursos ofertados pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep) e tem como foco o fortalecimento para uma atuação mais eficiente, responsável e integrada no sistema prisional.
Com carga horária de 20 horas, o curso foi ministrado pelo policial penal federal Claudevan Costa, e reuniu policiais penais e servidores da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Sentram).
CONHECIMENTO TÉCNICO
A capacitação fortalece o conhecimento técnico do policial penal, tornando os servidores cada vez mais preparados para tomar decisões com embasamento jurídico, reduzindo riscos e prevenindo crises. A diretora da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), Vanessa Krause, explicou que a sobrevivência jurídica e administrativa no sistema prisional envolve questões legais, sociais e humanas, especialmente diante dos desafios diários enfrentados nos trâmites administrativos dentro das unidades. “Para atuar de forma segura e eficiente, o servidor precisa dominar procedimentos, compreender limites legais e agir com ética e sensibilidade.”
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
O secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito, destacou que o investimento em capacitação tem refletido diretamente nos resultados do sistema prisional de Rondônia. “Quando qualificamos nossos profissionais, ganhamos em eficiência, segurança e responsabilidade. Esses treinamentos reforçam a política penal adotada pelo estado e elevam o padrão de atuação de todo o sistema”.
Fonte
Texto: Allen Henrique Tavares sob supervisão de Taiana Mendonça
Fotos: Cleiton Aragão
Secom - Governo de Rondônia