Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Saúde do Acre e Ufac iniciam curso para qualificar profissionais no manejo de lesões em pés diabéticos

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou nesta terça-feira, 18, a abertura do Cur...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
18/11/2025 às 19h52
Saúde do Acre e Ufac iniciam curso para qualificar profissionais no manejo de lesões em pés diabéticos
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou nesta terça-feira, 18, a abertura do Curso de Qualificação no Manejo de Lesões nos Pés de Pessoas com Diabetes. A atividade ocorreu no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, reunindo enfermeiros e acadêmicos de enfermagem de todo o estado.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Voltada ao fortalecimento da assistência e à prevenção de complicações decorrentes do diabetes, a capacitação está sendo ofertada em formato híbrido, com aulas teóricas ministradas online e atividades práticas desenvolvidas presencialmente.

O curso integra as ações da Sesacre para qualificar profissionais da Atenção Primária à Saúde, ampliando a capacidade das equipes em realizar avaliação, cuidado e manejo adequado das lesões nos pés, uma das principais causas de internações e amputações evitáveis entre pessoas com diabetes.

“A ciência e a saúde pública caminham juntas, precisamos evoluir e incorporar novas tecnologias ao cuidado. Nosso compromisso é qualificar profissionais gabaritados no tratamento de feridas, para que toda a rede esteja apta a acolher o paciente de forma integral e oferecer um cuidado capaz de evitar complicações graves, como as amputações, que deixam sequelas importantes para a vida dessas pessoas”, afirmou Ana Cristina Moraes, secretária adjunta de Atenção à Saúde.

Continua após a publicidade
Anúncio
Ana Cristina Moraes, secretária adjunta de Atenção à Saúde, destacou o compromisso de qualificar os profissionais de saúde. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Ana Cristina Moraes, secretária adjunta de Atenção à Saúde, destacou o compromisso de qualificar os profissionais de saúde. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A abertura do curso coincidiu com as ações de conscientização pelo Dia Mundial do Diabetes, reforçando a importância do cuidado especializado e da prevenção das complicações causadas pela doença.

“O curso traz uma abordagem atualizada para o manejo das pessoas com lesões nos membros inferiores decorrentes do diabetes, com foco nas inovações e nas tecnologias voltadas para curativos e coberturas especiais. Nosso objetivo é qualificar os profissionais e estender esse conhecimento ao interior, por meio de um formato híbrido ofertado através do Núcleo de Telessaúde”, explicou Liliane Maia, coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas.

Ao todo, serão 60 horas de curso, com teoria em EaD, e cerca de 12 horas de prática presencial. “Queremos alcançar os profissionais que estão nos municípios, levando referência e suporte para regiões de difícil acesso. Hoje, na capital, já contamos com esse serviço, inclusive com um ambulatório especializado na Fundação Hospitalar, mas a nossa maior meta é expandir essa assistência para todo o Acre”, salientou Liliane Maia.

A proposta do curso nasceu da percepção conjunta entre Sesacre e Ufac sobre a urgência de fortalecer a prevenção das lesões nos pés em pessoas com diabetes, especialmente no âmbito da Atenção Primária.

Capacitação está sendo ofertada em formato híbrido, com aulas teóricas ministradas online e atividades práticas desenvolvidas presencialmente. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Capacitação está sendo ofertada em formato híbrido, com aulas teóricas ministradas online e atividades práticas desenvolvidas presencialmente. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“Há muito tempo identificamos a importância de trabalhar a prevenção com os enfermeiros da Atenção Primária, porque, quando a ferida já está instalada, o tratamento se torna mais complexo e prolongado. Nosso objetivo é fornecer aos profissionais ferramentas que contribuam para reduzir esse tipo de desfecho, preservando a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com diabetes”, reforçou Ionar Cosson, professora do curso de enfermagem da Ufac.

O curso também chamou atenção para a urgência de fortalecer o acompanhamento clínico das pessoas com diabetes, destacando que a prevenção continua sendo a estratégia mais eficaz para evitar complicações graves, entre elas, o pé diabético.

A identificação precoce de alterações, mesmo com avaliações simples e de baixo custo, pode reduzir drasticamente intervenções dolorosas, internações e perdas funcionais que comprometem a qualidade de vida dos pacientes.

Serão 60 horas de curso, com teoria em EaD, e cerca de 12 horas de prática presencial. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Serão 60 horas de curso, com teoria em EaD, e cerca de 12 horas de prática presencial. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“Muitas avaliações essenciais, especialmente relacionadas ao pé diabético, demandam pouca tecnologia e podem ser feitas anualmente, mas fazem enorme diferença no desfecho clínico. Prevenir é possível, é acessível e evita que o sistema de saúde seja sobrecarregado por complicações que poderiam ter sido evitadas. A detecção precoce reduz sofrimento, evita perdas de membros e garante um cuidado mais humano e resolutivo”, explicou Ângela Magalhães, angiologista e cirurgiã vascular.

Rosineide de Souza, da coordenação de Doenças crônicas não-transmissíveis do município de Acrelândia, é uma das participantes do curso e destacou como a qualificação impacta diretamente o cuidado ao paciente. “Vejo essa capacitação como algo fundamental, porque prevenir é sempre melhor do que tratar complicações já instaladas. Quando conseguimos evitar que o paciente desenvolva feridas, poupamos dor, desconforto e todo o processo demorado de cicatrização, que muitas vezes o debilita. A prevenção garante mais qualidade de vida e reduz o risco de problemas mais graves no futuro.”

The post Saúde do Acre e Ufac iniciam curso para qualificar profissionais no manejo de lesões em pés diabéticos appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários