
Por Daniel de Paula
O governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), promove nesta terça-feira, 18, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), uma oficina de Boas Práticas de Acolhimento e Triagem em ações externas voltada aos servidores que atuam nos atendimentos das ações Juntos pelo Acre, com o objetivo de qualificar o acolhimento ao cidadão e fortalecer a agilidade, a organização e a qualidade dos serviços prestados

A iniciativa busca preparar os participantes para atuarem no atendimento ao público com qualidade no acolhimento, orientação e triagem de cidadãos, desenvolvendo competências relacionadas à comunicação eficiente, organização e gerenciamento de filas de espera, além do uso de ferramentas que facilitem a gestão de fluxos e a consulta a informações governamentais.

A diretora da OCA, Fran Brito, destacou a importância da capacitação para o fortalecimento da qualidade do atendimento. “Essa ação é essencial para garantir que os serviços oferecidos no Juntos Pelo Acre sigam os padrões de excelência da Política de Atendimento. Investir na qualificação contínua dos servidores é um compromisso do governo estadual para assegurar um atendimento mais eficiente, inclusivo e resolutivo para a população”, afirmou.

A diretora de Direitos Humanos da SEASDH, Joelma Pontes, ressaltou a importância da parceria entre as instituições. “Hoje, realizamos essa capacitação com a equipe da OCA para alinhar procedimentos no acolhimento, no cadastro e no Vestuário Social. Queremos que todos atuem em sintonia, garantindo um atendimento digno, respeitoso e resolutivo para toda população.”

Cerca de 50 servidores participaram da atividade, que abordou temas como Linguagem Simples no Atendimento Público, Posturas e Comportamentos no Serviço Público, Sistema de Gestão da Qualidade e Mapeamento de Processos. Os conteúdos discutidos visam não apenas aprimorar a eficiência dos serviços prestados, mas também garantir um atendimento mais humanizado, acessível e voltado às necessidades do cidadão.

Para os servidores que participaram da oficina, o momento foi de aprendizado e troca de experiências. Atiliana Almeida, destacou o quanto a capacitação foi significativa para o aprimoramento do atendimento. “Eu achei muito interessante ser convidada para esse momento, eu nunca tinha participado de algo assim e estou muito feliz por participar. Hoje aprendi muitas coisas novas, inclusive técnicas que eu não conhecia, e que são fundamentais para realizar um atendimento de qualidade”.
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