
A Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso esteve reunida nesta terça-feira (18), em sua oitava reunião ordinária, para tratar sobre o crescimento turístico no Estado, com ênfase no turismo de negócio. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), José Wenceslau de Souza Júnior, foi o convidado para apresentar à comissão os resultados da 32ª FIT Pantanal (Feira Internacional do Pantanal) e as perspectivas para 2026.
O turismo movimenta mais de 52 economias diferentes, como hotéis, pousadas, teatros, cinemas, restaurantes, bares, feiras livres, aplicativos de transporte, empresas de aviação, empresas de ônibus, locação de veículos, shopping centers, serviços de guias, esportes radicais, trilhas, enfim, muitos serviços e setores são ativados a partir do turismo, o que aquece a economia local, amplia investimentos, abre novas vagas de empregos e transforma o Estado e os municípios.
O deputado Chico Guarnieri (PRD), presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo, com a participação do deputado Júlio Campos (União), Diego Guimarães (Republicanos) e Juca do Guaraná (MDB), e participação remota do deputado Valmir Moretto (Republicano), abriu os trabalhos e destacou a importância do turismo para a economia mato-grossense.
“Temos o turismo de negócio, o turismo das belezas naturais, o turismo rural e é muito importante discutirmos esse setor, o trabalho da Fecomércio que conta com o apoio da Assembleia Legislativa”, disse o deputado Chico Guarnieri, que destacou a participação de todos os deputados da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo.
“Nós estamos dando um olhar especial para o turismo que é um potencial gigante no estado de Mato Grosso. O turista, quando vem, deixa recursos nas cidades. Nós estamos buscando formas de aumentar os investimentos no setor para melhorar cada vez mais o turismo em nosso estado”, argumentou Guarnieri.
O Primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Campos fez questão de destacar a receptividade do povo mato-grossense, em especial, o cuiabano. “Mato Grosso tem dado demonstração de ser receptivo aos grandes eventos”, disse, citando a recente apresentação em Cuiabá da banda Guns N’ Roses, que atraiu um público de 45 mil pessoas e que – segundo o parlamentar – girou R$ 400 milhões.
Júlio Campos fez questão de recordar ainda que foi durante seu mandato no governo do Estado a criação da Turimat e do Complexo Turístico da Salgadeira. “Está provado que o turismo é o grande captador de recursos”, emendou Júlio Campos.
Diego Guimarães, apontou conquistas para o setor alcançadas com a atuação dos deputados na Assembleia Legislativa. “Temos que manter as conquistas alcançadas nesta comissão e na frente parlamentar em defesa do comércio de bens e serviços. Nós conquistamos estabilidade para o comércio, diminuímos a burocracia e estimulamos o empreendedorismo. Também conquistamos a defesa do contribuinte com uma lei complementar aprovada por esta Casa, que partiu desta comissão da frente parlamentar e que hoje é referência nacional no equilíbrio da relação fiscal entre estado e pagador de impostos”.
O presidente do sistema Fecomércio, Wenceslau Júnior, em sua apresentação, afirmou que a 32ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal – FIT Pantanal – confirmou sua trajetória de crescimento e a edição de 2025 comprovou esse avanço com público recorde de 70 mil visitantes e mais de R$ 35 milhões em negócios prospectados, valor mais que o dobro do registrado no ano passado.
“Os números confirmam a importância da FIT Pantanal como vitrine para o turismo regional e motor de desenvolvimento econômico e social do Estado”, disse, acrescentando que uma das primeiras medidas na Fecomércio foi criar a Câmara do Turismo. “Uma das primeiras coisas que nós fizemos foi criar lá dentro a Câmara do Turismo. O setor do turismo era muito desorganizado, associação para um lado, o sindicato para outro”, observou.
A edição de 2025, que teve como tema "Mato Grosso gigante de oportunidades" e a programação incluiu rodadas de negócios, fóruns de investimento e exposições, com a participação de operadores turísticos nacionais e internacionais. A FIT Pantanal é uma realização do Sistema Fecomércio-MT em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).