Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Adailton Cruz denuncia tentativa de cerceamento e cobra atualização do Plano de Carreira da Saúde

Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (18), o deputado Adailton Cruz (PSB) destacou a presença dos servidores da saúde na...

Redação
Por: Redação Fonte: Aleac
18/11/2025 às 12h47
Adailton Cruz denuncia tentativa de cerceamento e cobra atualização do Plano de Carreira da Saúde
Foto: Reprodução/Aleac

Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (18), o deputado Adailton Cruz (PSB) destacou a presença dos servidores da saúde na Aleac e reforçou que a categoria luta há mais de duas décadas por um Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) atualizado. O parlamentar pediu que, após o pequeno expediente, os trabalhadores sejam oficialmente recebidos pelo Legislativo, ressaltando que reivindicam não apenas melhores salários, mas condições dignas de atendimento à população acreana.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O deputado afirmou que os trabalhadores foram vítimas de uma ação do Estado, que segundo ele buscou “amarrar e oprimir um direito líquido de cada pai e mãe de família, que é o de reivindicar e de fazer greve”, destacando que essa tentativa atinge diretamente a defesa por uma saúde pública de qualidade. Ele acrescentou: “Fica aqui o nosso repúdio e a nossa manifestação contra qualquer ato que oprima os trabalhadores em saúde do nosso Acre”, disse.

Em sua fala, Adailton dirigiu-se aos profissionais presentes e aos que vieram do interior. “Um abraço aos trabalhadores de Sena Madureira, Xapuri, Brasileia, do Senador Guiomard, e também aqueles que não puderam vir, como os de Jordão. Amanhã estaremos em Sena Madureira, e na próxima semana no Jordão. Vamos continuar trabalhando, porque a saúde precisa ser de fato reconhecida, e do nosso plano nós não abrimos mão”, afirmou.

O parlamentar também explicou o significado da faixa preta que utilizou durante seu discurso, afirmando que representa revolta e luto diante da tentativa de cerceamento do direito constitucional de greve. “Mas não irão cercear”, enfatizou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Adailton agradeceu ao presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP) e ao líder do governo na Casa, deputado Manoel Moraes (PP), por se colocarem à disposição para dialogar com os representantes da saúde ainda nesta terça-feira. “Conversei com o nosso líder e, ao final da sessão, ele vai sentar com os representantes para ouvir e encaminhar as demandas. Manoel, obrigado por aceitar o convite”, agradeceu.

Ao encerrar, o deputado convocou a categoria para acompanhar a votação do Orçamento para 2026. “Anotem no calendário: 16 de dezembro é o dia da saúde estar aqui. Vamos votar o orçamento e, se o plano não chegar até lá, vamos apresentar emenda para incluir o valor que consideramos justo. Queremos vocês aqui para ajudar a aprovar. A saúde é nossa e estamos lutando por uma causa digna e justa”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários