Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Assembleia Legislativa reconhece trabalho de voluntários e instituições sociais

Nesta segunda-feira (17), o deputado Max Russi (PSB) homenageou 142 pessoas com a entrega de moções de aplausos

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
18/11/2025 às 08h36
Assembleia Legislativa reconhece trabalho de voluntários e instituições sociais
Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta segunda-feira (17), uma sessão especial para homenagear mais de uma centena de voluntários e instituições que apoiam e realizam ações sociais em diversas comunidades do estado. A solenidade foi requerida pelo presidente da Casa de Leis, deputado Max Russi (PSB). 

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

No total, 142 pessoas receberam moções de aplausos, entre as quais estão profissionais da saúde, colaboradores comunitários, instrutores de projetos sociais, policiais militares e representantes de instituições de ensino, entidades assistenciais e empresas parceiras, que colaboram em iniciativas de atendimento humanizado, capacitação profissional, orientação nutricional, apoio a famílias em situação de vulnerabilidade e iniciativas que fortalecem o bem-estar das comunidades.

Em seu discurso, o deputado ressaltou o trabalho dos profissionais, voluntários e segmentos que, por meio de ações sociais e serviços essenciais, ajudam a promover o desenvolvimento do estado e a transformar a realidade de muitas famílias.

“Hoje, mais do que uma solenidade, celebramos histórias de cuidado, dedicação, compromisso e amor ao próximo. Esta homenagem vai muito além de um gesto formal, ela é um reconhecimento profundo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso ao impacto transformador que cada voluntário tem gerado. Espero que esta valorização sirva de incentivo para a continuidade desses trabalhos, que transforma vidas e fortalece comunidades”, disse.

Continua após a publicidade
Anúncio

A vice-presidente do Sindicato dos Nutricionistas de Mato Grosso (Sinut-MT) e uma das homenageadas da noite, Patrícia Carmo dos Santos, afirmou que o reconhecimento é um importante estímulo aos profissionais. 

“Estamos lisonjeados por receber essas honrarias. Somos mais de três mil nutricionistas em Mato Grosso e isso, para nós, é uma grande honra e mostra que não estamos sozinhos nessa luta”, disse.

Há 20 anos, Nilva Aparecida Cristiano fundou a Casa de Amparo à Família, Idoso, Criança e Adolescente, após acompanhar o sofrimento de famílias do interior que vinham para tratamento de saúde em Cuiabá e Várzea Grande e não tinham onde dormir, comer ou esperar. Há oito anos, após a morte do filho, ela passou a dedicar 100% do seu tempo à instituição, localizada em Cuiabá. 

Mantida por meio de doações e do trabalho de voluntários, a unidade conta com 68 leitos e recebe pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de 12 municípios do estado, com os quais possui convênio.

“A casa de amparo é a minha vida, a minha alegria. Eu me sinto feliz em poder dar um pouquinho de qualidade de vida para essas pessoas que vêm em busca de um tratamento de saúde e que muitas vezes não têm condições financeiras para se manter na Capital”, declarou.

Segundo ela, a unidade poderá contar com mais auxílio financeiro, após a aprovação de projeto de lei de autoria do deputado Max Russi. “Este ano, a nossa casa de amparo foi declarada de utilidade pública estadual. Nós já tínhamos a declaração de utilidade pública municipal, o registro do Conselho Municipal de Assistência Social, mas faltava esse documento. Agora, isso abre caminho para que possamos receber mais recursos”, enfatizou.

Adriano Correa da Silva, 3º sargento da Polícia Militar, é uma das pessoas que participam do projeto Sua Vez, que oferece cursos de qualificação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Entre as capacitações disponíveis estão: manicure, pedicure,designde sobrancelhas, gastronomia, depilação e trançados capilares.

A iniciativa é realizada pelo 9º Batalhão da Polícia Militar, localizado no bairro Parque Cuiabá. “Os cursos são ministrados por voluntários, que trabalham por amor mesmo, para que essas mulheres tenham dignidade por meio do trabalho. O apoio do deputado tem sido muito importante para o fortalecimento do projeto e esse reconhecimento de hoje nos deixa muito felizes. As mulheres que quiserem participar devem ir até o batalhão e fazer a sua inscrição”, frisou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários