
Ji-Paraná sediou um dos maiores eventos esportivos do ano no município: o 3º Beach Boxe, realizado no último final de semana. A competição foi garantida por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, destinada pelo deputado estadual Delegado Lucas Torres (PP), que garantiu toda a estrutura necessária para que o evento fosse realizado em segurança.
Ao todo, 30 atletas participaram das disputas, que somaram 15 lutas oficiais. O evento foi organizado pela Associação Jiparanaense de Entidades Desportivas (AJED), responsável por reunir competidores de várias localidades em uma arena de areia, preparada para a competição.
De acordo com o deputado Lucas, o repasse da emenda buscou assegurar investimentos fundamentais para uma competição esportiva, como deslocamento dos atletas, estadia, arbitragem profissional, área de competição, organização e logística, além de suporte técnico e operacional.
Durante discurso na arena do 3° Beach Boxe, o parlamentar destacou que o objetivo do investimento foi fomentar o crescimento do esporte no interior de Rondônia e garantir que atletas tenham condições dignas para competir. “Investir no esporte é investir em disciplina, saúde, oportunidades e sonhos”, destacou.
Durante o sábado (15), o evento contou com disputas de cinturão em várias categorias, de 61 kg a 84 kg, que agitaram o público presente. Abaixo, veja quem foram os campeões no card principal.
- 61 kg – Disputa de Cinturão
Bruno Felipe (KT SPT) x Carlos Saitama (Athenas)
Vencedor: Carlos Saitama
- 66 kg – Disputa de Cinturão
João Valente (SPT) x Maycon (AFC)
Vencedor: Maycon
- 70 kg – Disputa de Cinturão
Rafael (AFC) x Augusto (Kobra Team SPT)
Vencedor: Augusto
- 77 kg – Disputa de Cinturão
João Fraud x Saitama (Athenas)
Vencedor: Saitama
- 84 kg – Disputa de Cinturão
Edimar Ferreira (Boxe Onepunch) x Felipe Maier (Kobra Team SPT)
Vencedor: Felipe Maier
Modalidade em ascensão
O beach boxe é uma modalidade esportiva derivada do boxe tradicional, que tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Porém, seu diferencial é que as disputas acontecem na areia, como em praias ou arenas montadas com piso de areia.
De acordo com AJED, que realizou o evento na cidade de Ji-Paraná, o esporte é mais acessível ao público, já que é em área livre ou aberta, e isso também estimula a prática.
Texto: Jônatas Boni | Jornalista
Fotos: Jônatas Boni | Jornalista