
Em Belém para a COP30, a vice-governadora Mailza Assis visitou nesta segunda-feira, 17, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, considerado o maior navio de guerra da América Latina e uma das principais estruturas estratégicas da Marinha do Brasil. A embarcação está atracada em Belém desde setembro para reforçar ações de segurança, logística, monitoramento e apoio humanitário durante o evento climático global.

Construído em 1998 e adquirido do Reino Unido em 2018, o NAM Atlântico possui 208 metros de comprimento por 36 de largura, 22 mil toneladas, estrutura equivalente a um prédio de 70 andares, e capacidade para transportar tropas, veículos blindados, helicópteros, equipamentos militares, além de servir como hospital flutuante.

Durante a visita, a vice-governadora conheceu áreas estratégicas, como o Centro de Operações de Combate, Sala Vermelha de Comando e Controle, Centro de Operações da Força Conjunta, Comando da Navegação, Torre de Operações Aéreas e o complexo hospitalar equipado com sala de trauma, raio X, consultório odontológico, leitos e UTI, permitindo atendimentos de emergência e cirurgias a bordo, inclusive em cenários de resgate e desastres climáticos.

A embarcação reforça o Comando Operacional Conjunto Marajoara, estrutura criada pelo Ministério da Defesa para execução das ações de segurança e defesa da COP30 e para a Operação Atlas. Além de 1050 militares, o navio transportou 435 toneladas de equipamentos, incluindo 83 veículos, sendo 6 blindados, e quatro helicópteros, sendo preparado também para missões de apoio humanitário, operações anfíbias e logística em áreas remotas.

Durante a visita, a vice-governadora que também é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, reforçou o papel humanitário, estratégico e social da Marinha, destacando o histórico de cooperação com o Acre.
“Quero agradecer ao comandante José Paulo e a toda a equipe da Marinha por nos receber e apresentar essa estrutura magnífica, que orgulha o Brasil e protege nossa soberania. É emocionante saber que esse navio não atua apenas na defesa, mas também salva vidas, oferece atendimento médico e responde a emergências, como vimos nas operações em enchentes. Deixo o abraço do povo acreano e meu reconhecimento pelo trabalho exemplar da Marinha do Brasil”, disse.

O Comandante Capitão de Mar e Guerra José Paulo Azeredo agradeceu a presença da vice-governadora e falou da importância do diálogo institucional.
“É uma satisfação receber a senhora e apresentar o trabalho que realizamos. O navio veio do Rio de Janeiro, demorou 12 dias para fazer essa travessia, trazendo pessoal e material para reforçar essas posições de órgãos de segurança pública aqui. O NAM Atlântico é um conjunto de capacidades preparado tanto para defesa quanto para apoio humanitário. Estamos aqui integrados às ações da COP30, reforçando segurança, transporte, análise e resposta emergencial”, disse.

Coordenador do Juntos Pelo Acre e delegado da ADESG, Lauro Santos, falou da importância da visita e apresentou um pouco do trabalho assistencial do programa.
“O navio representa soberania, proteção e suporte humanitário. O Acre tem parceria histórica com a Marinha, reconhecendo seu papel fundamental nos atendimentos ribeirinhos, como os realizados pelo Navio Hospital Dr. Montenegro, que salva vidas todos os anos na Amazônia”, disse ele, acrescentando que no próximo ano, o navio Montenegro deve fortalecer a parceria com o Juntos Pelo Acre em regiões como a Serra do Divisor, Vila Restauração e Foz do Breu.
Parceria com o Acre
Quando senadora, Mailza destinou mais de R$ 1,2 milhão em emendas parlamentares para a Marinha, incluindo manutenção de embarcações em Cruzeiro do Sul, aquisição de viaturas e motores de popa, além de apoio ao Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro.

Ao final da visita, a vice-governadora presenteou o comandante com peças de marchetaria produzidas pelo artesão acreano Maqueson Pereira, destacando a cultura amazônica e a identidade artesanal do estado.
“Muito obrigado pelo presente e pela gentileza. Tenho certeza que será muito apreciado em casa, especialmente pela minha esposa, que valoriza muito esse tipo de arte. Esses gestos fortalecem vínculos e mostram o quanto nossos estados são ricos em cultura”, enfatizou o comandante.
The post Vice-governadora Mailza conhece o maior navio de guerra da América Latina, presente em Belém para reforço da COP30 appeared first on Noticias do Acre .