
A 14ª edição do evento Conexão CNM movimentou Cuiabá nesta segunda-feira (17), reunindo gestores e lideranças municipais de todo o estado em uma imersão voltada à modernização da gestão pública. Com apoio institucional da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o encontro contou com a participação de mais de 800 representantes de municípios mato-grossenses, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e demais agentes públicos. A capacitação, que percorre diferentes regiões do país, segue até esta terça-feira (18), no Hotel Deville Prime.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, enfatizou a relevância da formação contínua para fortalecer a administração pública municipal. “Muitos participantes percorreram mais de mil quilômetros para estar aqui, e isso demonstra o compromisso dos gestores de Mato Grosso com a capacitação, o aprimoramento de práticas e a busca por melhores resultados para as administrações”, destacou.
O ex-presidente da CNM, Glademir Aroldi, destacou o empenho da entidade em orientar gestores de todo o país por meio de imersões, capacitações e mentorias conduzidas por especialistas. Ele também citou conquistas recentes do movimento municipalista, como a aprovação da PEC 66/2023, que estabelece limites para o pagamento de precatórios e define regras para o parcelamento de dívidas previdenciárias. “Durante o evento, vamos aprofundar este e outros temas técnicos, além de discutir pautas que estão em tramitação no Congresso Nacional”, afirmou. Aroldi reforçou ainda a importância de reformas estruturantes, como a tributária e a administrativa, para o fortalecimento dos municípios.
Também participaram da abertura o senador Jayme Campos, o 4º vice-presidente da CNM, Rafael Machado, a vice-prefeita de Cuiabá, Vânia Rosa, a presidente da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM), Scheila Pedroso, entre outras autoridades.
Prefeitos destacam conteúdos
Ao longo do primeiro dia, prefeitos ressaltaram a qualidade das discussões. “As explicações foram muito bem fundamentadas e ampliaram nosso entendimento sobre os principais projetos em tramitação em Brasília que impactam diretamente os municípios”, avaliou o prefeito de Salto do Céu, Mauto Teixeira, que acompanhará a programação prevista para os dois dias.
Já o prefeito de Nova Marilândia, Jefferson Souto, que participa do evento acompanhado por quatro secretários municipais, também destacou a relevância da iniciativa. “Recebemos muita informação e temos a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a pauta municipalista, além de fortalecer a integração entre os gestores”, frisou.
Programação técnica
A programação contempla 11 salas temáticas, abordando áreas essenciais da gestão pública, como Assistência Social, Saúde, Educação, Finanças, Desenvolvimento Rural, Cultura, Meio Ambiente e Defesa Civil. Também há conteúdos destinados a gestores das áreas jurídica e previdenciária, proporcionando uma capacitação completa e integrada para os participantes.