
Evento reuniu artistas locais em apresentações de pole, circo, dança e burlesco, com direção e idealização de mulheres amazonenses

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Festival DELAS transformou o Teatro da Instalação em um grande palco de celebração feminina, no fim de semana. O festival apresentou uma programação gratuita com performances de pole dance, lira, tecido, trapézio, bambolê, dança e burlesco, reunindo artistas locais e convidadas em dois dias de espetáculo vibrante.
Realizado pela produtora Serpenteando e contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc, o projeto conta com apoio do Governo do Estado do Amazonas, Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura, bem como do Governo Federal.
O festival foi originado com o propósito de ampliar espaços de visibilidade para mulheres artistas da região Norte, criando pontes entre diferentes linguagens artísticas e promovendo o intercâmbio entre gerações e estilos.
De acordo com a idealizadora do projeto, Márcia Beatriz, o Festival DELAS surgiu do desejo de descentralizar o cenário de festivais de pole e circo, ainda concentrado nas regiões Sul e Sudeste do país. “No mundo do pole, a gente tem uma centralização de festivais no Rio e em São Paulo, e para quem é de Manaus, o custo de deslocamento é muito alto. A partir dessa dificuldade, criamos nossos próprios eventos, como o Festival Amazônico e o Amaz de Pole e Circo”, observou.


O Festival DELAS, destacou Márcia Beatriz, nasceu da vontade de oferecer essa experiência de forma gratuita, criando um espaço para que as artistas pudessem ocupar o palco, mostrar sua arte e trocar com outras linguagens.
O Festival DELAS promoveu ao público a diversidade das artes corporais, em uma mostra que uniu técnica, expressão e empoderamento.